24.9.07

PROJETO INTERDISCIPLINAR – MÓDULO III

PROJETO INTERDISCIPLINAR – MÓDULO III

Para este TERCEIRO MÓDULO de estudos, você cursará disciplinas que são específicas à sua formação e outras que são fundamentais para a sua habilitação. Nas disciplinas específicas, você terá a oportunidade de conhecer e aprofundar os conteúdos próprios de sua área. Já nas disciplinas de formação docente, você irá ampliar seus conhecimentos sobre a realidade e os
fundamentos da Prática Educativa. Neste sentido, você já deve ter percebido que não há como ser um bom educador sem conciliar estas duas áreas de formação. Por isso, a equipe pedagógica da UNIASSELVI procurou pensar uma Prática Educativa coerente e pertinente para esta etapa. Assim, o tema proposto é:

DESENVOLVIMENTO HUMANO NO PROCESSO EDUCATIVO

Desta forma, para as Práticas Educativas deste módulo, forme seu grupo (de até 5 integrantes) e monte um projeto para analisar o contexto educativo a partir do eixo temático proposto. A problematização deste tema está focada nas seguintes questões:

Quais as relações entre o processo educativo e o desenvolvimento humano?

É possível a ação docente dar conta de questões afetivas e cognitivas?

Como a escola resolve (encaminha) as questões de ordem psicológica e/ousocial que se apresentam no espaço escolar?

Como as questões sociais (de ordem cultural, política, econômica e religiosa) se entrelaçam no processo educativo e contribuem para o desenvolvimento humano?


Neste sentido, para esta prática não há necessidade de fazer uma aplicação prática em atividades disciplinares na sala de aula. A proposta é que vocês dialoguem com alguns educadores, no objetivo de tomar conhecimento sobre como o desenvolvimento humano se dá no processo educativo. Para isso, vocês irão fazer leituras sobre o tema, organizar o projeto e aplicar algumas entrevistas com professores. A partir disso, vocês irão redigir o memorial descritivo.

Vejamos, por etapas, como vocês devem proceder para realizar essa prática:PRIMEIRA ETAPA – PROJETO

Para construir um projeto, vocês precisam integrar os seguintes passos:

1 Apresentar o tema;
2 Apresentar os objetivos;
3 Apresentar a justificativa (pautada em uma fundamentação teórica);
4 Apresentar a metodologia da pesquisa;Apresentar uma proposta de pesquisa bibliográfica e outras fontes;
Elaborar cinco perguntas (abertas) a partir do eixo temático propostoda delimitação do projeto.
Definir quantos professores cada integrante da equipe irá entrevistar (no mínimo dois para cada acadêmico).

5 Apresentar o cronograma de execução;
6 Referências.

Obs.: Após a organização do projeto, vocês irão aplicar as entrevistase, com as respostas em mãos, cada um deverá desenvolver o seu memorial descritivo.

SEGUNDA ETAPA – MEMORIAL DESCRITIVO (INDIVIDUAL)

Após a execução do projeto, cada acadêmico irá analisar as respostas e redigir o memorial. Para que haja coerência, sugerimos que você redija o memorial em três seções:

Depois das leituras realizadas, qual o seu entendimento sobre o desenvolvimento no processo educativo?

Que perguntas foram realizadas e que respostas você obteve?

Que considerações são possíveis de se fazer a partir das entrevistas?

Obs.: Lembramos que esta atividade será apresentada em forma de Memorial Descritivo. O Memorial Descritivo é um relato histórico, analítico e crítico, que apresenta e avalia os fatos/acontecimentos constituintesda atividade desenvolvida. A construção do projeto e a sua descrição (memorial) devem ser entregues ao monitor de sua turma no segundo encontroda última disciplina do módulo.