4.2.09

A América Descoberta pelos Chineses?

O colecionador de antiguidades Liu Gang revelou em Pequim um mapa, afirmando que esta é a prova que o navegador chinês Zheng He descobriu a América mais de 80 anos antes de Cristovão Colombo pôr os pés no Novo Mundo.

news: 060118_chinese_map.jpg

Segundo um mapa apresentado em Pequim
Eram chineses os descobridores do Brasil

Uma cópia do século XVIII de um mapa-múndi chinês desenhado em 1418, hoje revelado em Pequim, mostra que os chineses terão chegado ao Brasil antes dos portugueses.
Os chineses terão ainda descoberto o caminho para a Índia antes de Vasco da Gama e chegado à América antes de Colombo, segundo o mapa, datado de 1763 e cópia de um outro que terá sido desenhado décadas antes de Bartolomeu Dias dobrar o cabo da Boa Esperança, em 1487.
O mapa, que representa o mundo de forma rigorosa, tendo cada continente a forma, a massa, as latitudes e as longitudes correctas e que inclui todos os mares da Terra, demonstra, segundo o proprietário, Liu Gang, que quem descobriu o mundo foi Zheng He, almirante chinês eunuco e muçulmano, cujas viagens decorreram entre 1405 e 1435.

news: 160872.jpg

Almirante Zheng He (1371-1433)

«O mapa mostra o mundo, todos os continentes importantes e demonstra que Zheng He, ou seja a China, descobriu todo o mundo», disse em conferência de imprensa Liu Gang, um advogado de Direito Comercial.
Questionado sobre se o mapa seria falso, o coleccionador de mapas e pinturas limitou-se a afirmar que não o pretende vender e, «por isso, não faz sentido tentar falsificar o mapa ou as suas informações».
Liu comprou o mapa em 2001 a um pequeno comerciante de arte de Xangai e só se apercebeu da sua importância depois de ler o livro «1421: O Ano em que a China descobriu a América», de Gavis Menzies, um antigo oficial da marinha britânica que afirma que os chineses chegaram à América setenta anos antes de Cristóvão Colombo.

news: zeng.gif
«Acredito que existam outros mapas como este e é por isso que o divulgo, pois acredito que, apesar de esta ser uma reprodução de 1763, o mapa original de 1418 existe mesmo», disse Liu na conferência de imprensa.
O mapa hoje apresentado contém no canto inferior esquerdo uma nota dizendo que «foi desenhado por Mo Yi Tong, imitando um de 1418, mostrando os bárbaros prestando vassalagem ao imperador», que seria o Zhu Di, da dinastia Ming.
news: Ming-1403-Cheng-Zu.jpg
Zhu Di

Zheng He foi o navegador chinês mais famoso, tendo feito sete viagens épicas entre 1405 e 1433. Segundo a história, He terá navegado num navio cinco vezes mais comprido que o de Cristóvão Colombo, tendo chegado à América 80 anos antes do navegador ocidental.

news: 161157.jpg

Baochuan (barco do tesouro) 

Fonte: Enciclopédia
Disponível em: http://www.enciclopedia.com.pt/news.php?readmore=4