4.2.09

Disponível na internet coleção de cartas da Revolução de 24

Peço-lhe que me escreva informando dos movimentos revolucionários, sobre o Rio Grande e Bahia. Aqui estamos isolados e quase nada sabemos. O Isidoro já regressou? Este é um trecho de uma carta escrita por Rafael Bandeira Teixeira para Simas Enéas, em 14 de outubro de 1925 e faz parte da coleção de cartas da Revolução de 24 que o Arquivo Público do Estado acaba de disponibilizar na internet.

São 432 cartas, trocadas pelos líderes da Revolução de 24 entre janeiro de 1923 e julho de 1928. A coleção faz parte do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, que está sob a guarda do Arquivo Público do Estado desde maio de 2008. A digitalização das cartas da Revolução de 24 faz parte das comemorações dos 85 anos da Revolução, que também é tema de uma exposição inaugurada este mês no Palácio dos Bandeirantes.

Em julho de 1924, a cidade de São Paulo foi palco de um conflito armado, que durou pouco mais de 20 dias. De um lado, tropas federais em defesa de Artur Bernardes; de outro, parte do Exército Nacional e da Força Pública Estadual, liderados pelo general Isidoro Dias Lopes, que tentavam destituir o então presidente.

Consulta

As cartas podem ser consultadas por destinatário, remetente, data ou localidade no site: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revolucao.php

Fonte: Arquivo do Estado de São Paulo