26.3.09

Atas de reuniões da ditatura estão disponíveis para consulta na web

Documentos mostram a linha-dura do período de regime militar.
Militares demonstravam preocupação com manifestações estudantis.


Já estão disponíveis para consulta no site do Arquivo Nacional as atas das reuniões do Conselho de Segurança Nacional(CSN) que mostram que a linha-dura do regime militar de 1968 acusava intelectuais, jornalistas, estudantes e bispos de seguirem ordens de Cuba para derrubar os generais e implantar o comunismo no Brasil. 

Os documentos liberados nesta semana mostram que pouco antes de editar o Ato Institucional número 5, o chamado AI-5, que fez o país mergulhar numa longa temporada de censura e perseguição política, a cúpula da ditadura militar observava com preocupação as manifestações estudantis e discutia internamente os riscos de uma guerra civil. 

Na ata da 41ª reunião, por exemplo, realizada em julho de 1968, no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, se pode constatar a realização de debates sobre a onda de protestos contra a ditadura.

 

No início do mês, o Planalto entregou ao Arquivo Público Nacional um lote de nove livros com atas manuscritas e datilografadas de reuniões do CSN, que abrangem um período de mais de 50 anos.


Fonte:G1

Disponível em:http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1059357-5601,00-ATAS+DE+REUNIOES+DA+DITATURA+ESTAO+DISPONIVEIS+PARA+CONSULTA+NA+WEB.html