17.4.09

Ernest Shackleton

16 de abril de 1909 — O herói sir Ernest Shackleton

Jornal do Brasil: 1909

Sir Ernest Shackleton foi um dos mais tenazes exploradores do Pólo Sul, honra que divide com outros aventureiros como Robert Falcon Scott e o norueguês Roald Amundsen. Shackleton passou por enormes tormentos mas não perdeu nenhum membro da sua equipe e ficou conhecido como um líder que colocava seus homens acima de tudo, o que inspirava neles uma lealdade cega.

Depois de viajar sob o comando de Scott na expedição do Discovery e ter retornado antes do fim da jornada, Shackleton organizou uma expedição patrocinada por empresários, com o objetivo de ser o primeiro homem a pisar o Pólo Sul. Para concretizar o empreendimento, teve de vender seu projeto de porta em porta. Finalmente em 1907, a bordo do Nimrod rumou em direção ao Estreito de McMurdo no Mar de Ross, onde estabeleceu o seu acampamento. Em outubro de 1908 partiu do Cabo Royds, ultrapassando a grande barreira de gelo acompanhado por três companheiros e uma tropa de quatro pôneis. A maioria dos cavalos não resistiu e acabou sendo de ser abatida. No início de dezembro, Shackleton, Frank Wild, Eric Marshall e Jameson Adams chegaram à frente de uma geleira até então desconhecida, que descia da cadeia de montanhas situada por trás da grande barreira de gelo. O paredão foi a porta de entrada para seu grupo passar da plataforma de gelo para o platô continental. Mas a passagem era muito difícil. O cavalo que carregava as provisões caiu numa fenda e morreu. Quando conseguiram ultrapassar a geleira Beardmore e chegar até cerca de 150 quilômetros do pólo os quatro homens estavam sofrendo de cegueira das neves, fome e queimaduras de frio. Naquele ponto Shackleton fez uma avaliação da situação e tomou a penosa decisão de retornar. Com Adams gravemente doente, Shackleton e Frank Wild tentaram uma arrancada final e caminharam por 36 horas quase sem descanso até chegar à base. De volta à Inglaterra, Shackleton transformou-se em herói nacional e foi sagrado cavaleiro do Império Britânico, transformando-se em Sir Ernest Shackleton. 

A expedição mais difícil
Na sua terceira expedição ao Pólo Sul o plano de Shackleton era atravessar o continente antártico a partir do Mar de Weddell até o Mar de Ross, passando pelo Pólo Sul. Shackleton partiu da Inglaterra em 1914 com dois navios. 

Ele planejava chegar ao Mar de Weddell com o Endurance e então marchar rumo ao pólo, enquanto a tripulação do Aurora aguardava no Mar de Ross. Mas o Endurance ficou preso no gelo logo no começo da travessia e foi destroçado pela pressão. A tripulação passou para um iceberg gigante e conseguiu se salvar. Eles permaneceram alguns meses no imenso bloco de gelo à deriva, e finalmente chegaram nas Ilhas Shetland do Sul, com os botes que tinham vindo no Endurance. 

Shackleton deixou a maioria dos seus homens lá e navegou com dois marinheiros em um um pequeno bote por mais de 1.000 km para o Norte, em direção às Ilhas Geórgia do Sul, que eram habitadas, à procura de ajuda. Ao chegar lá teve ainda que atravessar a pé uma cadeia de montanhas para conseguir socorro. Com um pequeno navio a vapor Sakelton retornou aonde tinha deixado a tripulação e resgatou a todos. Dessa maneira Shakelton não perdeu, em todo decorrer da malograda expedição, um homem sequer. 


Fonte: JB OnLine

Disponível em:http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php