12.4.09

Filmes para Aprender História


Quando se considera a possibilidade de recurso ao cinema como factor de aprendizagem, as áreas do conhecimento que mais imediatamente nos ocorrem são sem dúvida a Literatura e a História. Mas é sobretudo a esta última disciplina que o cinema oferece maiores possibilidades, até porque ele próprio a elegeu como tema preferido desde os seus primórdios, acabando por dar origem ao género cinematográfico histórico, um dos mais populares.

 

Falar de cinema histórico será, em última análise, uma redundância, uma vez que, se exceptuarmos a ficção científica, todos os filmes são históricos, na medida em que são documentos que retratam um acontecimento que teve existência no passado, seja ele imediato ou remoto.

 

 

Sob o ponto de vista historiográfico, a análise de um filme pode ser feita a partir de duas perspectivas diferentes: tendo em conta o acontecimento ou tempo histórico que lhe serviu de argumento, ou encarando o próprio filme como testemunho da época em que foi produzido, isto é, como reflexo das ideologias que presidiram à sua realização (veja-se por exemplo a designada cinematografia do Estado Novo, em que o cinema foi usado como veículo de reprodução ideológica, mesmo quando retratava acontecimentos do passado).

Marc Ferro, historiador francês pioneiro no reconhecimento da importância da sétima arte para a História, foi o primeiro a apresentar estas duas formas de encarar o cinema: a perspectiva histórica do filme, que corresponde à interpretação do filme à luz da época em que foi produzido, e a perspectiva cinematográfica da história, isto é, a história recriada através do cinema. Será apenas sobre esta última vertente que nos vamos debruçar, uma vez que a sua utilização pedagógica é mais abrangente e susceptível de ser aplicada a qualquer nível de ensino e faixa etária.



Filmes para Aprender História
A Guerra do Fogo (Pré-história)
Calígula (Império Romano)
Gladiador (Império Romano)
O Nome da Rosa (Idade Média – Feudalismo – Inquisição) 
Germinal (Revolução Industrial)
O Patriota (Independência dos EUA)
Waterloo (Era Napoleônica)
Rasputim (Rússia – Pré-Revolução)
A Revolução dos Bichos (Revolução Russa (metáfora sobre o stanilismo))
A Língua das Mariposas (Guerra Civil Espanhola)
A Lista de Schindler (II Guerra – Holocausto)
O Pianista (II Guerra - Holocausto)
O Império do Sol (II Guerra – Guerra no Oriente)
Indochina (Descolonização Afro-Asiática)
O Último Imperador (Revolução Chinesa)
Hair (Guerra do Vietnã)
As Bruxas de Salém (Inquisição / Mercantilismo)
11 de Setembro (Atentado – Terrorismo)
Em Nome do Pai (Conflitos na Irlanda - IRA)
Diários de Motocicleta (América Latina)
Chove Sobre Santiago (Golpe Militar Chile - 1973)
A Casa dos Espíritos (Chile)
Ou Tudo Ou Nada (Neoliberalismo – Anos 90)
Carlota Joaquina (Período Joanino)
Anahy de Las Missiones (Guerra dos Farrapos)
Netto Perde Sua Alma (Guerra dos Farrapos)
O Quatrilho (Imigração Italiana)
Policarpo Quaresma (República da Espada - Brasil)
Olga (Era Vargas – (Período Entre-Guerras))
Central do Brasil (Brasil Anos 90)


Mais alguns filmes.

- 1492 - A conquista do paraíso (Ridley Scott, 1992) Trata da expansão marítima europeia.

- A missão (Roland Joffé, 1986)
Mostra a presença dos jesuítas no continente americano e o conflito entre Portugal e Espanha.

- Tempos modernos (Charles Chaplin, 1936)
Retrata a vida nos Estados Unidos nos anos 1930, após a crise de 1929.

- Adeus, Lênin (Wolfgang Becker, 2003)
Aborda o fim do socialismo na Alemanha Oriental.

- Cabra cega (Toni Venturi, 2005)
Fala sobre a ditadura militar no Brasil.

- Círculo de fogo (Jean-Jacques Annaud, 2001)
Fala da Batalha de Stalingrado, na II Guerra Mundial.

- A queda (Oliver Hirschbiegel, 2004)
Relata o final da II Guerra Mundial.