20.4.09

Linha do tempo: confira os líderes da URSS e da Rússia desde 1917

Revolução comandada por Lênin deu origem ao comunismo. 
Boris Yelstin foi o primeiro presidente da era pós-União Soviética.

Boris Yeltsin, que morreu nesta segunda-feira (23), foi o primeiro presidente da Rússia após o fim da União Soviética e da era do comunismo que dominou o país desde a Revolução Russa de 1917, chefiada pelo líder bolchevique Vladimir Lênin, que terminou com o domínio dos czares na era imperial da Rússia. Confira abaixo todos os líderes da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e da Rússia. 


Foto: Reprodução
Líder da revolução bolchevique, Lênin ajudou a fundar a União Soviética. (Foto: Reprodução)
 Vladimir Lênin (1917-1924)

Vladímir Ilitch Ulianov foi um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917, que derrubou a dinastia dos czares russos. No poder, Lenin passou a distribuir terras a camponeses e transferiu a representantes dos operários o controle das indústrias. O Exército vermelho reprimiu as várias forças de oposição e garantiu a criação, em 1922, da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), reunindo os territórios que pertenciam ao Império Russo sob o regime comunista. 

Foto: Reprodução
Josef Stalin comandou um regime totalitário no país. (Foto: Reprodução)
 Josef Stalin (1924-1953)

Ióssif Vissariónovitch Stalin foi o líder máximo da União Soviética de 1924 a 1953, quando comandou a era do Stalinismo, quando transformou o país em uma potência mundial. Durante seu governo, Stalin perseguiu duramente os seus opositores, promovendo fuzilamentos em massa. Seu exército teve participação decisiva na derrota da Alemanha nazista ao final da Segunda Guerra Mundial. Stalin investiu pesado em habitação, educação, saúde, e esporte. Morreu em 1953, de hemorragia cerebral. 

Foto: Reprodução
Nikita Khruschov foi muito criticado em seu governo até ser deposto. (Foto: Reprodução)
 Nikita Khrushchov (1953-1964)

Nikita Sergueievitch Khrushchov chegou ao poder com a morte de Stalin, em 1953. Em seu governo, deu prioridade à fabricação de bens de consumo para a população soviética. Foi deposto em 14 de outubro de 1964, acusado de erros políticos graves e desorganização da economia soviética. Morreu em 1971.

 

 

 

 

Foto: Reprodução
Leonid Brejnev governou a União Soviética por 18 anos. (Foto: Reprodução)
 Leonid Brejnev (1964-1982)

Leonid Ílitch Brejnev comandou a União Soviética por 18 anos. Ele sucedeu a Nikita Khrushchov como Secretário-Geral do Partido Comunista em 1964 e ficou no poder até 10 de Novembro de 1982, quando morreu. Durante seu governo, Brejnev teve de equilibrar a estagnação econômica da URSS com os gastos com a corrida armamentista contra os Estados Unidos. Também comandou a repressão ao governo reformista da Checoslováquia, em 1968, e a invasão ao Afeganistão, em 1979. 

 

Foto: Reprodução
Yuri Andropov ficou pouco mais de um ano no comando da União Soviética. (Foto: Reprodução)
 Yuri Andropov (1982-1984)

Yuri Vladimírovitch Andropov foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética de 12 de novembro de 1982 a 9 de fevereiro de 1984, data de sua morte. Andropov foi o primeiro chefe da KGB, a polícia secreta soviética, a ser indicado para comandar a URSS. Ficou pouco mais de um ano no poder, quando morreu vítima de problemas renais.

 

 

 

 

Foto: Reprodução
Chernenko esperou tanto para chegar ao topo do poder e ficou só um ano. (Foto: Reprodução)
 Konstantin Chernenko (1984-1985)

Konstantin Ustínovitch Chernenko dedicou sua carreira política ao Partido Comunista, tendo grande importância durante o governo de Stalin e Brejnev. Perdeu a disputa pelo poder com Andropov, mas foi eleito o secretário-geral do partido com a morte do colega em 1984. Coordenou uma reforma educacional na União Soviética e uma reestruturação burocrática do estado. Chernenko ficou apenas um ano no poder. Com problemas de saúde, morreu em 10 de março de 1985.



Foto: Reuters
Mikhail Gorbachev foi o responsável pela abertura política e econômica da URSS. (Foto: Reuters)
 Mikhail Gorbachev (1985-1991)

Mikhail Sergueievitch Gorbatchev foi o último secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética de 1985 a 1991, ou seja, o último líder da era URSS. Conduziu o fim da Guerra Fria com os Estados Unidos e seu governo marcou a perda de poder do Partido Comunista, e a consagração de um projeto de transparência política e reestruturação econômica do país. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1990. Chegou a ser deposto do cargo em uma tentativa de golpe em 1991. Acabou renunciando em 25 de dezembro do mesmo ano.


 

Foto: AP
Boris Yeltsin comandou a transição do socialismo para o capitalismo. (Foto: AP)
 Boris Yelstin (1991 a 1999)

Boris Nikolaievitch Yeltsin foi o primeiro presidente da Rússia em 1991, após o fim da União Soviética, e o primeiro eleito democraticamente na história daquele país. Yeltson comandou a transição do socialismo para o capitalismo, e seu governo foi marcado por transformações econômicas e políticas na Rússia e em outros países da ex-união Soviética. Renunciou ao cargo em 31 de dezembro de 1999 Nascido em 1º de Fevereiro de 1931, Yelstin morreu nesta segunda-feira, 23 de abril de 2007, vítima de problemas cardíacos.


 

Foto: Reuters
Vladimir Putin é o atual presidente. (Foto: Reuters)

Fonte: G1
Disponível em: http://g1.globo.com/
 Vladimir Putin (desde 1999)

Vladimir Vladimirovitch Putin assumiu interinamente a presidência da Rússia em 31 de dezembro de 1999, com a renúncia de Boris Yeltsin, e foi eleito presidente em março de 2000. Putin desenvolveu um a política de modernização do país e integração da Rússia à Europa. Internamente, é acusado de controlar os meios de comunicação e as ONGs. Foi reeleito em 2004 com mais de 70% dos votos. Neste mesmo ano, recebeu críticas após o massacre de 186 crianças em uma escola invadida por terroristas chechenos em Beslan.