20.7.09

20 de julho de 1969 - O homem chega à Lua

“Este é um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade”. Foi com estas palavras que, há exatos 40 anos, o astronauta Neil Armstrong consolidou o sucesso da missão espacial norte-americana Apollo 11 e entrou para a história da humanidade como o primeiro homem a pisar na superfície lunar.

O lançamento da Apollo 11 foi realizado em 16 de julho, do Cabo Canaveral, na Flórida, e teve atenção mundial através da transmissão televisiva. A bordo, o módulo espacial continha apenas três astronautas: Neil Armstrong, comandante da missão; Michael Collins, controlador do Módulo de Comando Columbia; e Edwin Eugene ‘Buzz’ Aldrin Jr., piloto do Módulo Lunar Eagle. Cerca de 12 minutos após o lançamento, a Apollo 11 entrou em órbita terrestre e, 30 minutos depois, se separou do foguete Saturno V, rumando para o satélite natural da Terra. Ao final de 3 dias tranquilos de viagem, a missão espacial alcançou seu destino e seus tripulantes acionaram os propulsores da nave para entrar em órbita lunar. Ao final de 3 dias tranquilos de viagem, a missão espacial alcançou seu destino e entrou em órbita lunar. Em 20 de Julho, com Neil Armstrong e Buzz Aldrin a bordo, o Eagle se separou do Columbia e iniciou sua descida em direção ao Mar da Tranquilidade, como foi chamado o local da superfície lunar escolhido para o pouso. Michael Colins permaneceu no módulo de controle monitorando o progresso da missão. Às 17 horas, 17 minutos e 40 segundos, horário de Brasília, o módulo lunar tocou suavemente o solo da Lua.

AFP/Nasa


Seis horas depois, o comandante da missão deixava sua pegada na Lua e sua marca na história:

Reuters/Nasa


Corrida espacial na Guerra Fria
Em 24 de julho os três astronautas retornaram em segurança à Terra. Na Lua, deixaram instrumentos científicos, uma bandeira dos Estados Unidos da América e uma placa com suas assinaturas, a do presidente Richard Nixon e a seguinte mensagem: "Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade". O episódio representou um capítulo importante na disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética pela hegemonia da tecnologia espacial, considerada estratégica por seu potencial militar durante a Guerra Fria.
Fonte:JBLOG