5.7.09

Estátua da Liberdade foi presente de franceses para os Estados Unidos

Coroa, fechada após ataques de 11 de Setembro, reabre neste sábado.
Saiba mais sobre a história e responda a quiz sobre esse símbolo dos EUA.


Em 4 de julho, os norte-americanos comemoram o dia da declaração de sua Independência da Inglaterra, que ocorreu após a Revolução Americana, em 1776. Um dos símbolos da libertação das 13 colônias - e do apoio francês à emancipação - é a Estátua da Liberdade.

Cedida como um presente da França para os EUA, a ideia do monumento começou em 1865 e ele foi inaugurado 21 anos depois. As peças foram feitas em Paris e enviadas à América de navio -e demoraram um ano pra chegar. A ideia partiu do historiador francês pró-democracia Édouard de Laboulaye, e o artista Frédéric-Auguste Bartholdi foi designado para fazer o projeto.

Em 1874, ele foi aos EUA para procurar um local para a escultura. Assim que avistou de seu navio a Ilha Bedloe (hoje chamada Ilha da Liberdade), no Rio Hudson, em Nova York, decidiu que lá seria o lugar ideal.

Ampliar FotoFoto: AFP

Frente da Estátua da Liberdade, inaugurada em 1886 (Foto: AFP)

Bartholdi recrutou o engenheiro francês Alexandre Gustave Eiffel -também autor da famosa torre francesa que leva seu nome- para desenhar o esqueleto da estátua. Ele precisava ser flexível para aguentar os ventos fortes da região.

A construção do pedestal ficou a cargo dos americanos. Ambos os países fizeram eventos públicos para levantar dinheiro para financiar o projeto.


A estátua ficou pronta em 1884. Ela foi desmontada e embarcou para os EUA para ser montada no lugar definitivo. Em 28 de outubro de 1886, milhares de pessoas assistiram à cerimônia de inauguração do monumento.

Reforma

A Ilha Bedloe foi renomeada para Ilha da Liberdade em 1956. Em 1982, próximo ao aniversário de 100 anos da estátua, foi iniciado um projeto de restauração. Dois anos depois, a Organização das Nações Unidas (ONU) a considerou patrimônio mundial. Ao completar o centenário, em 1986, a estátua estava toda restaurada.

A vistação interna foi comprometida após os atentado de 11 de Setembro de 2001. A ilha ficou fechada por 100 dias, e a entrada no monumento foi proibida até agosto de 2004. A coroa, que tinha entrada restrita também desde 2001, só foi reaberta neste sábado (4), coincidindo com a comemoração do Dia da Independência do país.

Fonte:G1