3.9.09

Encontrados os destroços do Titanic

3 de setembro de 1985 - Encontrados os destroços do Titanic



De acordo com o anúncio do Instituto para Pesquisa e Exploração do Mar, uma organização governamental francesa, o robô submarino Argo, dotado de câmeras supersensíveis e um sofisticado sistema de sonar, localizou os restos do transatlântico Titanic a cerca de 350 milhas náuticas da Terranova, Canadá. As primeiras fotos tiradas pelo robô mostraram que o navio repousa no fundo do mar, na posição normal, e está partido em pedaços. As operações para encontrar o Titanic começaram no dia 5 de agosto, quando os navios Suroit (francês) e Knorr (americano) iniciaram as buscas na região em que o transatlântico teria afundado. Ao todo, o robô Argo tirou cerca de 12 mil fotos coloridas do Titanic.

Uma das mais famosas e trágicas catástrofes marítimas da história, o naufrágio do transatlântico RMS Titanic, operado pela companhia White Star Line, ocorreu em sua viagem inaugural, na noite de 14 de abril de 1912. O então maior transatlântico do mundo chocou-se com um iceberg, ocasionando um rasgo de mais de 90 metros em seu casco. Duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15, o navio afundou, matando mais de 1.500 pessoas - das mais de 2.223 pessoas a bordo, apenas 706 foram resgatados com vida.

Na época, o Dr. Robert Ballard, chefe da expedição que encontrou o Titanic, desejava que o navio fosse declarado monumento da humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de poupá-lo de possíveis saques visando as jóias que poderiam estar guardadas em seu interior.

O Titanic na cultura popular
Por seu tamanho e dramaticidade, a tragédia inspirou diversas obras de ficção em livros, filmes - no cinema e na televisão - e musicais, que tentaram descreveram os acontecimentos a bordo do navio antes de seu naufrágio. Dentre essas criações, aquela que mais se destacou mundialmente foi a produção cinematográfica Titanic¸ de 1997, dirigida por James Cameron. O filme, estrelado por Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, teve um custo de cerca de 200 milhões de dólares, tornou-se a maior bilheteria da história do cinema norte-americano e foi o vencedor de 11 prêmios Oscar, incluindo de melhor filme.
Fonte:Jblog