7.9.09

Os Aqueus e Eólios

Os Aqueus e Eólios

Por volta de 1600-1580 a.e.c., a Hélade recebe nova onda de invasores indo-europeus: trata-se dosaqueus, nome genérico que Homero, logo nos dois primeiros versos da Iliada, estendeu a todos os gregos que lutaram em Tróia. Embora pouco numerosos, esses novos invasores eram aguerridos e rapidamente conquistaram o Peloponeso, empurrando Os jônios para a Costa asiática, onde se instalaram a margem do Golfo de Esmirna. Na Grécia continental, os jônios permaneceram, ao que parece, apenas na Ática, na ilha de Eubéia, em Epidauro e Pios, de onde, mais tarde, sairiam osnelidas (nome proveniente de Neleás, pai de Nestor) para colonizarem a Jônia. Falavarn um dialeto grego muito semeihante ao jônico, o que pressupõe urn habitat comum para jônios e aqueus, ao longo de sua lenta peregrinacão em direção a Grécia.

Teria sido por essa mesma época que também chegaram a pátria de Sófocles os chamadoseólios? Ou seriam esses últimos tão somente um “ramo” dos aqueus, que ocuparam a Beócia e a Tessália?

Invasores Indo-europeus

Seja como for, o mapa étnico da Hélade, a época aquéia, 1580-1100 a.e.c., está “provisoriamente” montado: o Peloponeso,ocupado pelos aqueus; os jônios, encurralados na Mica e na Eubéia; os eólios dominando a Tessália e a Beócia.

Os aqueus, desde ~ 1450 a.e.c., são os senhores absolutos de Grecia, sobretudo após a destruição, em ~ 1550 a.e.c., dos palácios de Festo, Háguia Tríada e Tilisso. Bem verdade que também o palácio de Cnossos sucumbiu, devorado por um incêndio, por volta de 1400 a.e.c., mas ainda se ignoram as causas de tamanho desastre. O palácio foi incendiado e destruldo em conseqüência de uma revolta popular contra o domínio aqueu ou por um terrernoto? Até o momento nada se pode afirmar com certeza. o fato em si não importa muito: Os aqueus, de 1450 a ~ 1100 a.e.c., serão Os senhores de Creta. Dessa fusão nascerá a civilizacão micénica, assim denominada porque teve por centro principal o gigantesco Palácio de Micenas, na Argólida, e durante os dois séculos seguintes a civilização minóica, ou meihor dizendo, já agora a civilizacão creto-micênica, brilhará intensamente na Grécia continental.

Fonte:

Civilização Grega