7.9.09

A rede do terror nazista

Prisioneiros no campo de Mauthausen: um entre os 20 mil identificados na enciclopédia


Quando pesquisadores do Museu Memorial do Holocausto, em Washington, começaram a produzir uma enciclopédia com informações sobre todos os centros nazistas de detenção, achavam que iriam encontrar cerca de 5 mil a 7 mil exemplos. O volume 1 daEnciclopédia de campos e guetos, 1933-1945, porém, mostra que esse universo era muito maior. Por enquanto, foram identificados cerca de 20 mil campos de concentração ou guetos criados por nazistas em vários países durante a Segunda Guerra Mundial.

O alcance da rede de repressão nazista surpreendeu os organizadores do projeto. Havia diversos locais voltados à detenção e à perseguição de outras vítimas, como prisioneiros de guerra, comunistas, homossexuais, doentes mentais, opositores ao regime e
roms (ciganos).

Até 2018, deverão ser publicados sete volumes da enciclopédia. O primeiro número, lançado em junho, aborda os primeiros campos criados pelo regime nazista logo que Adolf Hitler chegou ao poder, assim como os campos de jovens e aqueles coordenados pela SS. São mais de mil campos, apresentados ao longo de 1.700 páginas e quase 200 fotografias e mapas.

Fonte: