29.9.09

Renascimento

Renascimento
Michelangelo: A criação de Adão

O Renascimento foi um período da história marcado por significativas mudanças culturais, ideológicas e científicas. Ao contrário do que muitos pensam, não podemos dizer que o renascimento foi a ruptura total com a cultura medieval. De fato, as mudanças ideológicas ocorridas neste período se iniciaram no período da Baixa Idade Média, com o renascimento comercial e o surgimento da burguesia.

Com a aliança feita entre o rei e os ricos comerciantes, estes passaram a ter grande poder político também. Desta forma, a burguesia passou a difundir seus ideais, e a sociedade, a absorvê-los. Esses ideais tinham como principal característica a compreensão de que o homem era o centro do universo, ou seja, a humanidade deveria ser o centro do entendimento humano, se opondo claramente à visão teocêntrica da
Idade Média, a qual pregava que Deus era o centro das preocupações.

Outra característica fortíssima deste período de transformações é o racionalismo, que nada mais é do que a utilização da razão para tirar conclusões, ao invés da valorização da fé. Além disso, a ideologia renascentista pregava o individualismo, ou seja, a liberdade de um individuo perante a sociedade. Esta última característica é um claro exemplo da força da burguesia, uma vez que o fato de termo indivíduos livres estimula o espírito de competição. O Renascimento teve como berço a Península Itálica. Isso se deu principalmente pelo fato de que os maiores comerciantes da época se localizavam nas cidades italianas de Gênova, Veneza e Nápoles.

De fato, neste período podemos ver um amplo desenvolvimento cultural. Com os aperfeiçoamentos da imprensa feitos pelo alemão Johannes Gutenberg, a propagação dos ideais renascentistas se tornou infinitamente mais fácil. Na literatura, podemos destacar os poetas Dante Alighieri e Francesco Petrarca, além de Nicolau Maquiavel e sua obra “O Príncipe”.

Neste período, encontramos a evolução máxima das artes sob a figura do célebre Leonardo da Vinci, autor da mais importante obra da história das artes: Mona Lisa. Também não podemos deixar de ressaltar Michelangelo Buonarroti, outro importantíssimo artista, o qual se tornou bastante famoso pelas suas esculturas Davi, Moisés, além dos afrescos pintados na Capela Sistina, na cidade do Vaticano.

Os ideais do Renascimento se difundiram por toda a Europa. Entre alguns célebres escritores e pensadores deste período, podemos citar: William Shakespeare, Luís Vaz de Camões, Albrecht Dürer, Michel de Montaigne e Miguel de Cervantes.

Fonte: História de Tudo