26.12.09

Tratado de Madrid (1801)

O tratado celebrado em Madrid em 1801, no dia 29 de setembro foi importante data no que tange à história de Portugal, Espanha e França; e para entender melhor a data, precisamos nos ter naquilo que foi chamado deTratado de Badajoz.

Pode-se dizer que o Tratado de Badajoz tenha sido o precursor do que foi o Tratado de Madrid em 1801, visto que algumas mudanças ocorridas naquele, por consequência foram ratificados neste.

Portugal tendo sido coagido a assinar o tratado de Badajoz (já que este encontrava-se ameaçado pela invasão francesa nos portos de Ciudad Rodrigo); com o tratado, pôs fim a um pequeno confronto com a Espanha: “Guerra das Laranja” – conflito de dimensões maiores na influência política que França e Inglaterra mantinham sobre as duas nações. No entanto, os termos do tratado impuseram restrições severas a Portugal, que mais tarde seriam ainda mais desconsoladoras; Entre alguns termos importantes deste tratado estavam:

  • I) Portugal deveria fechar os portos de todos os seus domínios às embarcações da Grã-Bretanha (seg.art. II);
  • II) A Espanha restituíria a Portugal as fortificações e territórios dos seguintes territórios: Juromenha, Arronches, Portalegre, Castelo de Vide, Barbacena, Campo Maior e Ouguela; isto seguido de todo arsenal bélico do território (seg. art. III);
  • III) A Espanha deveria conservar, na qualidade de conquista, a praça-forte, território e população de Olivença, mantendo o rio Guadiana como límite daquele território com Portugal;

Vale ressaltar que neste período a ameaça napoleônica era fortemente eminente no território europeu, donde na Espanha, este já exercia poderes.

O tratado foi ainda mais desconsolador para Portugal, porque o próprio cônsul francês rejeitou o acordado então proposto por D. João e Carlos de Espanha. E desta maneira surge o tratado de Madrid como consequência de uma redação do tratado de Bradajoz; fora mantido os termos anteriores, porém com uma exigência francesa pelo pagamento de 20 milhões de francos da parte portuguesa. Este acordo evitou a eminente invasão napoleônica em território português até então.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Badajoz_(1801)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_das_Laranjas