9.12.09

Vigotsky, Wallon e a escola pública.

A escola pública: seus desafios em tratando-se de ensino.

As más gestões do ensino público e o descaso apresentado com o mesmo estão muito evidentes no âmbito social através das duas conseqüências e seus resultados.

Uma escola pública assim como quaisquer outras escolas, inclusive o ensino privado, precisam ter uma diretoria e responsáveis pela administração e direcionamento das atividades e dos objetivos da instituição na formação do caráter e do crescimento intelectual de cada aluno, sendo capazes de melhorar não só o ensino, mas principalmente que cada aluno tenha o suporte básico conquistado através do aprendizado para uma melhor capacidade de seguir com seus próprios objetivos e metas na sociedade, conquistando oportunidades de encarar processos seletivos (vestibulares concursos e etc).Mas o bom andamento de uma rede de ensino passa desde o responsável pela área no país, estado e município (presidente, governador, prefeituras e etc), professores e funcionários.

No caso específico da Escola Estadual Carlos Gomes residida em Campinas no estado de São Paulo, é possível notar uma certa desorganização, desde problemas envolvendo o uso de uniformes até a grade de horários e falta de autoridade ali não presente.

Durante o horário da aula (aula de história) no segundo ano do ensino médio que foi realizada a pesquisa de campo foi possível notar a falta de atenção e ânimo do professor em aplicar uma aula dinâmica e com o conteúdo sendo exposto de maneira objetiva e direta, mas sem perder a qualidade (seja por motivos relacionados às más condições de trabalho oferecidas ao professor como também a falta de interessante em grande parte dos alunos).

O professor em conversas particulares e informais relatou que existem alunos que tentam aprender e se esforçam, mas são prejudicados pela falta do bom ambiente que propicie um aprendizado mais eficaz, ambientes este que possui uma grande dispersão da atenção, conversas paralelas, gritos, atividades não aplicadas pelo professor sendo feitas pelos alunos menos interessados. Estes atos não são exclusivamente feitos apenas pela má vontade dos alunos, mas também da falta de incentivo do professor em oferecer algum tipo de aula e exposição do conteúdo de maneira que faça despertar o interesse dos alunos.

A forma como é aplicados o conteúdo e a avaliação são da seguinte forma:

  1. Professor indica as páginas na apostila onde terão que buscar informações sobre um determinado tema para elaborarem uma espécie de relatório ou um texto.
  2. O texto ou relatório é entregue ao professor que realizará a correção e será dada a nota do relatório.
  3. Professor devolve os relatórios e determina um curto tempo durante o horário de aula pra que os alunos estudem seus textos e relatórios para que depois seja aplicada a atividade
  4. Atividade é um texto feito sem consultas a materiais didáticos ou ao texto elaborado pelos alunos no qual é preciso estar composto de informações do tema.

Mas nenhuma aula expositiva ocorreu, e este processo de avaliação ocupou muito tempo tanto na hora da aula como também fez perder outras aulas na semana, desperdiçando assim outras oportunidades para o ensinamento e avanço da matéria em questão.

Esta forma de avaliação atrasa o andamento da matéria fazendo que outros conteúdos deixem de ser ensinados ou então não sejam ensinados da forma mais correta e coerente.

Os alunos presentes na Escola Estadual Carlos Gomes vivem e moram em várias partes da cidade e muitos deles de camadas sociais e econômicas inferiores estando impossibilitados de freqüentarem os colégios particulares pelo alto preço imposto e também em muitos casos a renda da familiar é baixa, fazendo assim um grupo de jovens na sala de aula de diferentes formações intelectuais, culturais e sociais.

A idéia do Wallon(1925)de que cada aluno tem que ser respeitado seja sua formação, sentimentos, problemas particulares e cada um merece o apoio de acordo com a sua necessidade não esteve presente nos dias em que a pesquisa de campo foi realizada, assim gerando mais um motivo para desinteresse por parte dos alunos.

Se o desenvolvimento do indivíduo conforme acredita o autor Vigotsky ( 1989 ) é o resultado de um processo sócio-histórico este desenvolvimento não está ocorrendo de forma correta ou adequada no ensino publico, pois a forma como o conteúdo foi aplicado e avaliado não propiciam uma interiorização e sim uma forma errada que é o ato de decorar.

Os professores do ensino público em quase sua totalidade hoje não têm mais o papel de mediador do conhecimento ou então aqueles que estimulam o pensamento de cada aluno, deixando de lado o processo de interiorização do conteúdo e atividades pedagógicas para um novo conhecimento sendo assim adquirido por cada aluno.

Os níveis de desenvolvimento de Vigotsky relacionados aos alunos do ensino público hoje no Brasil são:

  • Real (Conhecimento adquirido ou formado, aquilo que demonstra o que o indivíduo já é capaz de realizar e pensar): O desenvolvimento real do ensino publico hoje é bem diversificado, como já foi dito anteriormente no artigo, com estudantes de várias partes e regiões, classes sociais e intelectuais diferentes gerando assim uma heterogeneidade no perfil do aluno da rede pública.
  • Potencial (Capacidade de aprender): Cada aluno da escola pública precisa ser estimulada a aprender, e alguns sofrem com a falta de conhecimento real e juntos as deficiências do ensino a capacidade de aprendizado é sufocada por estes problemas.

Assim sendo necessária uma nova mudança na rede pública de ensino, fazendo com que cada aluno tenha sim o direito de ter uma boa educação e seus direitos básicos, e que a escola pública mude sua imagem denegrida e para uma instituição de respeito, que dê resultados não só no mercado de trabalho com uma boa base oferecida para os alunos de classe baixa, mas principalmente no perfil e formação deste como cidadão.

O aluno e aluna, não pode mais ser conseqüência de más gestões e descasos com o que é público, e isto não ocorre apenas na área de educação, mas também na área de saúde, transporte e outros direitos do bem estar social, e mesmo que os resultados destas mudanças propostas apareçam de forma lenta e gradual é necessário essa atenção maior a educação fazendo o avanço e gerando melhores condições de trabalho na área pedagógica e todos aqueles que diretamente ou indiretamente influenciam na qualidade do sistema de ensino que com o passar do tempo ou gera transformações positivas na sociedade ou deixam seqüelas quase que irreversíveis.

Considerações Finais

É preciso ter em mente que cada mudança proposta para o ensino leva tempo para a obtenção de resultados, assim sendo necessária uma visão mais privilegiada a esse requisito básico de um bom funcionamento de uma sociedade, a escola. Melhorias tanto na parte pedagógica como na parte administrativa do ensino publico são fundamentais para um bom rendimento do que se espera da escola, aquela mesma que em outros tempos foi rica qualitativamente. Se a educação é um direito de qualquer cidadão, é direito dela também ter uma educação capaz de engrandecer e transformá-lo em um cidadão mais apto a pensar e mudar,para melhor,requisitos básicos de uma vida,seja ela coletiva ou particular.

Referências Bibliográficas

LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vigotsky,Wallon - São Paulo : Editora Summus, 1992


Fonte: Webartigos.com | Textos e artigos gratuitos, conteúdo livre para reprodução. 1