6.1.10

5 cidades perdidas

O nosso dia a dia pode ser, muitas vezes, bastante monótono. Então, não é difícil de imaginar que muitos de nós sejamos fascinados por cidades perdidas que representam mistérios, aventuras e, em algumas ocasiões, fantasias. Não importa a forma como esses lugares se tornaram inacessíveis – desastres naturais, guerras etc - as cidades perdidas têm atiçado a imaginação de milhões de futuros antropólogos e "caçadores de tesouros" (em inglês) ao redor do mundo.

Coba
© iStockphoto.com /Danilo Ascione
Se nós estamos vendo esta foto de uma pirâmide maia em Coba, no México, como esta cidade pode ser considerada perdida?

Mas o que é exatamente um cidade perdida? Bom, os critérios não são muito definidos. Em alguns casos, a cidade foi incendiada ou destruída. Muitas das cidades que a gente costuma pensar como se fossem “perdidas” não foram “tecnicamente” perdidas – simplesmente elas eram desconhecidas para os ocidentais, que posteriormente as “descobriram” e as tornaram famosas, segundo Steven Wernke, professor assistente de antropologia da Universidade de Vanderbilt [fonte: Wernke]. Ironicamente, as cidades perdidas que mais marcaram a cultura popular são aquelas que podem nem mesmo ter existido. Isso se deve ao fato de que nós provavelmente as associamos a ideias de prosperidade e muita riqueza.

Existem dúzias de lendas e ruínas de cidades perdidas ao redor do mundo. Nós compilamos uma lista com cinco das mais significativas, cujas histórias vão do conflito e devastação à prosperidade e intriga.

1. Pompéia: a cidade incendiada


Praticamente em um piscar de olhos, a próspera comunidade de Pompéia(em inglês), na Itália, foi reduzida a ruínas cobertas de cinzas, permanentemente congelada no tempo. Era um dia normal, no ano 79 d.C, para os moradores de Pompéia. De repente o tempestuoso vulcão Vesúvio(em inglês) entrou em erupção, cobrindo a cidade com cinzas e outros detritos. Muitos moradores conseguiram deixar a cidade antes do vulcão entrar em erupção. Entretanto, as cerca de 2.000 pessoas que não conseguiram fugir a tempo ficaram presas sob as cinzas que, quase instantaneamente, formaram uma vedação hermética sobre toda a cidade.

Pompéia
© iStockphoto.com /DHuss
A cidade de Pompéia pode ter sido destruída pela erupção de um vulcão

As ruínas de Pompéia ficaram intactas até ser descobertas, em 1748, ano no qual os arqueólogos deram início ao processo de escavação [fonte:
The History Channel - em inglês]. Os arqueólogos não esperavam encontrar tão perfeita preservação das construções e objetos que tinham sido queimados cerca de 1.500 anos antes. Eles foram até mesmo capazes de criar moldes das pessoas que ficaram retidas sob os escombros. Apesar de seus corpos havia muito tempo já terem virado pó, os bolsões de ar onde eles ficaram presos permaneceram intactos. Uma vez preenchidos com gesso, os moldes ficaram muito semelhantes às vítimas do vulcão [fonte: National Geographic - em inglês].

2. El Dorado: a cidade imaginária


Há muito tempo a busca pela riqueza encoraja os “caçadores de tesouro” a jogar na loteria, apostar em corridas de cavalos ou ainda procurar potes deouro nos pés dos arco-íris. El Dorado, porém, é a mais famosa cidade (quase imaginária) que iludiu exploradores durante séculos em busca de riqueza.

A origem de El Dorado, que é a tradução em espanhol para “The Gilded One” (dourado), remonta aos séculos 16 e 17, quando
exploradores europeus (em inglês) na América do Sul ouviram pela primeira vez um relato sobre um chefe índio americano que foi coberto com pó de ouro [fonte:National Geographic - em inglês]. A cidade, supostamente localizada na porção norte da América do Sul, era repleta de pedras preciosas e ouro - pelo menos era o que diziam. Milhares de exploradores tentaram em vão localizar a cidade e muitos deles morreram durante suas tentativas, de uma série de causas, incluindo doenças e fome.

Um dos casos mais famosos envolveu Percy Harrison Fawcett, um explorador britânico que partiu em 1925 para encontrar El Dorado, que nomeou de cidade Z. Fawcett e sua expedição entraram na selva da
Amazônia e nunca mais se ouviu falar deles. Até hoje exploradores se esforçam para encontrar o grupo de Fawcett, mas sempre voltam de mãos vazias. Há quem acredite que até mesmo Indiana Jones encorajaria os caçadores de tesouro a comprar uma “raspadinha” para tentar a sorte no lugar de arriscar suas próprias vidas.

3. Tróia: a cidade legendária


Poucos contos épicos são mais estudados que “A Odisséia” ou “A Ilíada”, escritas por Homero por volta de 800 a.C. Esses contos fictícios descrevem a Guerra de Tróia. A cidade de Tróia localizava-se onde hoje é a Turquia, entre a Ásia e a Europa. Em função de sua localização, Tróia era um excelente local de comércio. O poema épico de Homero descreve como Helena, a estonteante esposa do rei de Esparta (em inglês), Menelau, fugiu com o príncipe de Tróia, chamado Páris. Esse romance foi o estopim para aGuerra de Tróia (em inglês). Menelau lançou uma enorme ofensiva contra Tróia, resultando na guerra que pode ter envolvido o famoso cavalo de madeira, Aquiles e outros contos famosos.

Tróia
© iStockphoto.com /LUke1138
Tróia

Com uma história tão baseada em uma lenda, não é difícil de imaginar que os historiadores não tenham certeza sobre se Tróia realmente existiu. Diz a lenda que Tróia foi abandonada após a guerra, entre 1.100 e 700 a.C. Depois disso a cidade foi reassentada e revitalizada antes de ser capturada pelos romanos em 85 a.C. Logo depois, a civilização a abandonou e a cidade ficou em ruínas até ser descoberta em 1822. Desde então os
arqueólogos têm identificado muitas camadas de cidades, uma construída sobre a outra. Acredita-se que as paredes de pedra e fortalezas existentes na sexta e sétima camadas mais antigas sejam da “Tróia” descrita por Homero, e a lenda da Guerra de Tróia é hoje amplamente aceita, embora sua causa seja incerta.

4. Cartago: a cidade devastada pela guerra


Assim como Tróia, a cidade de Cartago localizava-se em uma região muito cobiçada no Mediterrâneo, onde hoje está a Tunísia. A cidade foi fundada pelos fenícios (provavelmente em torno de 800 d.C), como um posto comercial no norte da África, bem em frente ao “pé da bota” da Itália. Sua excelente localização trouxe à cidade muita prosperidade – e também causou uma guerra que durou 150 anos, principalmente com Roma (em inglês), que acabou levando à queda de Cartago. A Primeira Guerra Púnica (260 – 241 a.C) mostrou a superioridade naval e tática de Roma e resultou em várias derrotas de Cartago. Durante a Segunda Guerra Púnica (218 – 201 a.C) Cartago batalhou contra Roma pelos direitos da Espanha e foi novamente derrotada.

Cartagena
© iStockphoto.com /WitR
Cartago

Após essa perda devastadora, Cartago viveu apenas da lembrança de suas glórias até que, em 151 a.C, os romanos ficaram sabendo que a cidade estava se reerguendo. A ideia de que Cartago estava prosperando deixou os romanos nervosos. Eles então declararam guerra a Cartago, logo após a cidade ter violado alguns termos do acordo de paz. Esta guerra durou apenas poucos anos e resultou na total destruição de Cartago e todas as suas construções, assim como na morte de milhares de cartagineses. Depois disso a cidade foi novamente reassentada, mas nunca mais conseguiu recuperar sua potência. Hoje Cartago é um subúrbio rico da Tunísia.

5. Atlântida: a cidade utópica


Atlantida
© iStockphoto.com /3dGuy

O filósofo grego, Platão, descreveu a cidade de Atlântida
Segundo o filósofo grego Platão, Atlântida era uma sociedade agitada, muito rica, com maravilhas arquitetônicas e uma cultura próspera. Embora acredite-se que a descrição de Platão para Atlântida seja bastante ficcional, muitos historiadores pensam que a cidade realmente existiu, ainda que suas suposições sobre onde e quando variem bastante. De acordo com Platão, a ilha de Atlântida desapareceu 9.000 antes de ele ter escrito sobre o local, mas alguns estudiosos acham que esse número foi transcrito ou traduzido incorretamente e que 900 anos é mais plausível. Algunsarqueólogos teorizaram inclusive que Atlântida localizava-se nas ilhas gregas e que afundou por causa de uma erupção vulcânica. Também existem outras hipóteses sobre sua localização – a cidade estaria sob as águas do Caribe, Irlanda, América do Sul e até mesmo na Antártida [fonte:National Geographic - em inglês].

Sendo verdadeira a sua existência ou não, a ideia dessa cidade utópica fez surgirem numerosos livros, filmes e documentários que buscam resolver o mistério de seu desaparecimento. Recentemente, em fevereiro de 2009, um engenheiro aeronáutico foi notícia no mundo inteiro ao anunciar que havia encontrado Atlântida usando a ferramenta Google Ocean, que permite que os usuários visualizem o fundo dos oceanos. Até o momento, não há uma posição oficial sobre se a cidade submersa encontrada na costa noroeste da África é realmente Atlântida [fonte:
Telegraph - em inglês].

Fontes

* All About Turkey.

* "Atlantis." The History Channel Web site.

* "Carthage." The History Channel Web site.

* "Carthage: A Lost Empire." Channel4.com.

* Drye, Willie. "El Dorado Legend Snared Sir Walter Raleigh." National Geographic.

* "El Dorado." The History Channel Web site.

* "Explorer's Deadly Obsession With Lost City." National Public Radio.

* Grann, David. "Finding the Lost City: Does the Amazon Jungle Conceal a Vanished Empire?" The Boston Globe. Feb. 22, 2009 (March 30, 2009).

* "Is It Real? Atlantis." National Geographic Channel.

* Lemonick, Michael D. "Troy's Lost Treasure." Time.com. April 22, 1996 (March 30, 2009).

* Lovgren, Stefan. "Is Troy True? The Evidence Behind Movie Myth." National Geographic News. May 14, 2004 (March 30, 2009).

* Moore, Matthew. "Google Ocean: Has Atlantis Been Found Off Africa?" Telegraph. Feb. 20, 2009 (March 30, 2009).