17.4.10

ANGOLA


Bandeira da Angola

País localizado no continente africano, a Angola limita-se com a República Democrática do Congo (ao norte e a leste), Zâmbia (a leste), Namíbia (ao sul), além de ser banhado pelo oceano Atlântico. Foi colônia portuguesa, obtendo a independência no dia 11 de novembro de 1975 após muitos anos de guerra.
Com o fim dos conflitos pela independência, se iniciou uma guerra entre os três grupos que lutavam contra o domínio português: Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), de ideologia marxista e apoiado pela União Soviética; Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA), financiada pelos Estados Unidos; União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), apoiada pelo regime sul-africano do Apartheid.

Os conflitos entre esses três grupos pelo poder duraram 27 anos, causando várias mortes e prejudicando o desenvolvimento socioeconômico do país. Somente em 2002, com a morte do líder da UNITA, Jonas Savimbri, teve fim a guerra na Angola.

O país possui extensão territorial de 1.246.700 quilômetros quadrados. O clima tropical predomina na maior parte, com exceção da porção oeste, na qual o clima é árido tropical. A população é de aproximadamente 18,5 milhões de habitantes, sendo que a maior parte desta reside em áreas urbanas (57%).
No que se refere à densidade demográfica, a mesma é de 15 habitantes por quilômetro quadrado.
O português é o idioma oficial, a nação integra a comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A principal religião do país é o cristianismo – 94% da população. Luanda, capital da Angola, é a cidade mais populosa, com 4 milhões de habitantes.

A economia angolana baseia-se na exploração de petróleo, produto responsável por 58% do Produto Interno Bruto (PIB). Outro elemento de grande destaque são os diamantes. Esses dois recursos minerais fortaleceram a economia local na última década. O país também é rico em minério de ferro, comportando grandes jazidas de cobre, manganês, fosfato, chumbo, estanho, ouro e prata.

A atividade agrícola é desenvolvida por meio do cultivo de café, cana-de-açúcar, sisal, milho, amendoim, arroz, cacau, banana, batata, algodão e tabaco. A atividade industrial baseia-se no beneficiamento de oleaginosas, cereais, algodão e tabaco. Outros segmentos de destaques são a produção de açúcar, cimento e fertilizantes. O PIB angolano, em 2008, foi de 83,4 bilhões de dólares.

A nação apresenta vários problemas socioeconômicos. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é de 0,564; a expectativa de vida da população é uma das menores do planeta – apenas 42 anos. Os habitantes sofrem com a fome, atualmente 46% são subnutridos. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), a taxa de mortalidade infantil é uma das dez maiores do mundo, e o saneamento ambiental é fornecido a menos da metade das residências.