8.7.10

Conjuração Carioca

Por Tiago Ferreira da Silva
A disseminação das ideias iluministas ganhava força na Europa e no mundo pouco antes e depois da eclosão daRevolução Francesa, na segunda metade do século XVIII. No Brasil, houve algumas tentativas de contextualizar esse pensamento, principalmente após a organização de intelectuais do Rio de Janeiro que formariam aConjuração Carioca.

Entretanto, o alastramento dessas ideias assustava a monarquia lusitana que dominava o país porque dava margem à reflexão da sociedade e tinha proximidade com o sistema político republicano.

Em 1786, um grupo de intelectuais cariocas se reuniram para criar a Sociedade Literária, que tinha como objetivodiscutir teorias consideradas subversivas para análise, como a observação do eclipse lunar, as vantagens e desvantagens em torno do alcoolismo e um profundo estudo sobre a composição da água. Neste grupo, destacaram-se o cirurgião Ildefonso José da Costa Abreu, o professor de grego João Marques Pinto e o professor de retórica Manuel Inácio da Silva Alvarenga.

Graduado pela prestigiada Universidade de Coimbra, Alvarenga era socialmente engajado e já havia criado em 1771 a Academia Científica do Rio de Janeiro.

O debate destas ‘novas ideias’ acabou causando preocupação no vice-rei Conde de Resende (1790-1804). Não hesitou em ordenar o fechamento da Sociedade Literária e exigir a clandestinidade de cada membro envolvido, taxando-os severamente de subversivos.

Porém, para que a punição de cada intelectual fosse adiante,o conde teria que encontrar registros e documentos que provassem que eles se reuniam em sigilo. Mandou investigar cada detalhe da vida particular de cada um, mas não conseguiu nenhuma evidência que comprovasse uma suposta conspiração contra os monarcas.

Após dois anos de investigação, o conde acabou cedendo e libertou os intelectuais. Alvarenga recuperou o direito de lecionar novamente e outro envolvido, o doutor Mariano José da Fonseca, tempos depois tornou-se marquês de Maringá e apoiou a Independência do Brasil, em 1822.

Fontes:
http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/conjuracao-carioca/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjuração_Carioca