13.9.10

Integralismo

Por Felipe Araújo
Também conhecido como Nacionalismo Integral, o Integralismo tem como características o ultra conservadorismo e defende que uma sociedade só consegue funcionar com ordem e paz. A doutrina ainda prega o respeito às hierarquias sociais, a demonstração de méritos pessoais, união da sociedade e harmonia. Sua inspiração provém da Doutrina Social da Igreja Católica, nascida em Portugal do século XX e se opõe à idéias da Revolução Francesa, ao comunismo, socialismo e ao anarquismo.

O integralismo chegou ao Brasil no início do século XX, nos anos 30, quando o país era chefiado pelo ditador Getúlio Vargas. Porém, o integralismo brasileiro tem suas diferenças com o modelo aplicado em Portugal. No Brasil, a questão do regime republicano ou monárquico não foi contestada, mas a inspiração na doutrina católica e o antiestatismo modernista do facismo marcaram presença, principalmente no caso de Plínio Salgado, que ajudou a fundar a Ação Integralista Brasileira, tornando-se o chefe deste movimento nacional.

Durante todo o Governo Vargas o integralismo esteve no poder de 1930 a 1945. Foi o partido integralista que deu sustentação à ditadura Vargas em um primeiro momento. Porém, Vargas não se revelou o que os Integralistas esperavam. Após tentarem um golpe de estado em 1938, acabaram fracassando. Os integralistas ainda seriam os responsáveis pela derrota das tropas violentas de Luiz Carlos Prestes na Intentona Comunista de 1935.

A linha de pensamento Integralista baseia-se na necessidade de um sistema político adequado para cada país. Tal sistema deveria adaptar-se à cultura, religião, história e filosofia das nações. A prioridade é a preservação da cultura nacional a qualquer custo, mesmo que se tenha de forjar falsos ídolos nacionais e criar uma cultura inexistente. Um sentimento de preconceito contra tudo que é estrangeiro domina as ideias integralistas. Além disso, o desenvolvimento das zonas rurais é valorizado. Outro aspecto defendido é a criação de uma forma de governo estruturada na ligação do Estado com a família, o que preservaria princípios éticos, religiosos e morais.

Leia também:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Integralismo
http://www.integralismo.org.br/
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/integralismo.jhtm