13.9.10

República Juliana

Por Cristine Delphino
Seguindo os mesmos passos da Revolução Farroupilha, que aconteceu no Rio Grande do Sul e que proclamou a República Rio-Grandense; a República Juliana ou República Catarinense, tornou-se um estado republicano proclamado dentro do estado de Santa Catarina, do dia 24 de julho a 15 de novembro de 1839. Éimportante entender que a Revolução Farroupilha foi uma revolução que tinha como objetivo lutar contra o governo imperial que controlava o Brasil e ela desencadeou muitas outras revoluções por todo o país.

Durante a Revolução Farroupilha, a Marinha tinha controle dos principais meios de comunicação dos revoltosos, ocupando o porto de Rio Grande impedindo o acesso marítimo a província. Os farrapos acurralados com a necessidade de um porto e sem poderem avançar em direção de outras províncias, pensaram na possibilidade de ocuparem a vila de Laguna em Santa Catarina, que na época tinha um importante papel no litoral.

Giuseppe Garibaldi

O italiano Giuseppe Garibaldi ocupava o posto de comandante dos navios, enquanto Davi Canabarro era o líder da tropa por terra. Impossibilitados de se locomoveram na Lagoa dos Patos, já que eram abatidos pelo comandante da marinha John Grenfell, Garibaldi tomou um plano audacioso. Fez uma travessia por terra, transportou dois barcos: Seival e Farroupilha, através de carretas puxadas por bois até o rio Tramandaí. Em julho de 1839, os farrapos tomaram a vila sem muita resistência. Logo em seguida, foi proclamada a República Juliana.

Sede da República Juliana. Hoje no local funciona oMuseu Anita Garibaldi.

Iniciou-se então a organização da República através de eleições. O Tenente-Coronel Joaquim Xavier Neves tomou o cargo de presidente e o padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro o de vice. Devido a problemas de locomoção, já que Xavier não se encontrava em Laguna, o padre Vicente ocupou o seu posto. O governo da nova república passou por grandes dificuldades como problemas econômicos, políticos e militares, além do bloqueio da marinha ao porto de Laguna. Para contornar os problemas financeiros, foi pedido um empréstimo para a República Rio-Grandense.

No dia 15 de novembro, as tropas imperiais já reorganizadas e com reforços fez uma grande ofensiva contra os farroupilhos. Houve ataque por mar e terra, as forças revoltosas já enfraquecidas abandonaram Laguna. A República Rio-Grandense durou até o dia 1º de março de 1845.

Fontes:
http://www.infoescola.com/historia/republica-juliana/
http://www.tede.ufsc.br/teses/PHST0261.pdf
http://construindohistoriahoje.blogspot.com/2010/08/luta-pela-liberdade-nos-pampas.html