1.10.10

Capitão do mato

Por Fernando Rebouças
O Capitão do Mato era o encarregado, na sociedade escravocrata brasileira, de reprimir e aprisionar os escravos fujões, ocupava a última categoria do funcionalismo público. Também era responsável por resolver pequenos delitos cometidos no meio rural.

Historicamente, ficou mais conhecido como o responsável por capturar escravos em troca depremiações. Os fugitivos o temiam e perante a sociedade, o capitão do mato era visto como ralé, abaixo da autoridade policial.

Em determinadas situações era suspeito de sequestrar os escravos para depois devolvê-los em troca de recompensas. Essepersonagem histórico ficou representado numa obra do pintor alemão Rugendas.

A respeito do Capitão-do-mato, em 1824, Johann Moritz Rugendas, na obra “Viagem Pitoresca através do Brasil, da editora Martins-EDUSP, Rugendas elucidou:

“Poder-se-ia pensar que num país como o Brasil deve ser quase impossível pegar um negro fugido; é raro, no entanto, que este não seja rapidamente preso. Deve-se esta facilidade à instituição dos capitães-do-mato. São negros livres que gozam de um ordenado fixo e são encarregados de percorrer os distritos de vez em quando, com o fito de prender os negros evadidos e conduzi-los a seus senhores ou, não os conhecendo, à prisão mais próxima. A captura é em seguida anunciada por um cartaz afixado à porta da igreja, e o proprietário, desse modo, logo se encontra. Muitas vezes, esses capitães-do-mato empregam, nas suas buscas grandes cães ensinados.”

Mas, a captura dos escravos também era alvo do exército em questão de batalhas e destruição de quilombos, no exército há a figura histórica de Henrique Dias, patriarca do exército brasileiro e herói de guerra contra os holandeses nas Batalhas de Guararapesem 1649.

Nessa época, ele comandou o “Terço de Henriques”, um grupo militar de negros escravos que arrasou quilombos baianos. Segundo o professor do Departamento de História da FEUDUC – Fundação Educacional de Duque de Caxias, Nelson Rosa:

”O cargo de capitão do mato, para um escravo liberto, atendia às demandas simbólicas de distinção social numa sociedade escravista. A “posição” de capitão do mato colocava aquele que vestia a dignidade de tal ofício mais próximo do senhor do que da escravaria, conferia autoridade e prestígio, ostentando um poder que o deixava acima dos escravos e dos pobres livres. É bom lembrar que os capitães do mato eram ou tornavam-se moradores das freguesias em que atuavam. Sendo assim, acabavam vivendo o cotidiano da comunidade, configurando relações sociais com taberneiros, tropeiros etc…

Portanto, é a própria forma de configuração de interdependência numa sociedade escravista que cria a circunstância em que senhores acabavam por confiar seu poder armado aos capitães do mato como meio de defesa da ordem escravista, revestindo tal posição de algum prestígio, pois era um meio eficaz de se contrapor às ameaças ao patrimônio representadas pelas fugas de escravos e pela formação de quilombos”.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitão-do-mato
http://www.movimentoafro.amazonida.com/capitao-do-mato.htm