6.10.10

Coluna Prestes

Por Felipe Araújo
A Coluna Prestes foi um movimento que ocorreu entre 1925 e 1927. Liderado por líderes do movimento Tenentista contrários ao sistema das oligarquias e à presidência de Artur Bernardes, lutava para destituir o presidente e reformular a ordem social e econômica do país. Também queriam a nacionalização de empresas estrangeiras e a imposição de novas leis trabalhistas que aumentassem os salários de trabalhadores rurais e operários.

O movimento da Coluna Prestes ficou conhecido por suas grandes marchas. Chegaram a percorrer uma distância de aproximadamente 25.000 km. Porém, foram percebidos e sofreram perseguição das tropas do governo, formadas por jagunços, militares e a polícia estadual. Apesar disso, não foram derrotados nos embates contra o governo, tiveram algumas baixas, mas ainda assim conseguiram percorrer o país por cerca de 30 meses.

Muitos militares recentemente envolvidos com movimentos rebeldes ajudaram a dar corpo à Coluna Prestes. Eram os soldados que lutavam no Rio Grande do Sul, militares que tiveram que fugir de São Paulo devido à fortes bombardeios na capital paulista, entre outros. Ambos encontraram-se no Paraná após retiradas estratégicas.

Os paulistas eram chefiados por General Isidoro Dias Lopes e Miguel Costa e pelos tenentes Eduardo Gomes, Juarez Távora e Joaquim Távora. Já os gaúchos eram liderados por Siqueira Campos, João Alberto e Luís Carlos Prestes. Todos tinha poder de decisão na Coluna Prestes, exceto General Isidoro Dias Lopes, velho demais para a batalha.

Miguel Costa assume o comando de 1500 homens com Luís Carlos Prestes sendo o chefe de Estado-Maior. Além das características militares da coluna, uma série de reformas começam a ser divulgadas pelos povoados com os quais o movimento tinha contato durante as marchas.

Mesmo com a experiência dos soldados e a resistência significativa de Prestes e seus homens, a Coluna Prestes não conseguiu atingir seu objetivo inicial. Eles queriam causar uma grande rebelião onde todos os populares participassem. Esta luta ocorreria do interior para o centro do país, mas o povo temia as represálias do governo.

Assim, a Coluna Prestes, apesar de ter sido uma das mais bem organizadas rebeliões contra o governo, não conseguiu derrubar as oligarquias. Mas seus participantes tiveram ação decisiva na situação política do país em 1930. Prestes, aliado aos comunistas, foi crucial na Intentona Comunista de 1935.

Com o término das jornadas pelo interior do Brasil, os soldados remanescentes da Coluna Prestes continuaram a levar o ideal da revolução e lutar contra as oligarquias de outros países da América do Sul como Paraguai e Bolívia.

Fontes:
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=296
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coluna_Prestes