9.10.10

Encilhamento

Por Felipe Araújo
O encilhamento foi uma medida tomada no governo provisório para estimular o crescimento econômico e acelerar o desenvolvimento da indústria brasileira. A especulação financeira foi iniciada em janeiro de 1890 pelo então ministro da Fazenda Rui Barbosa. O movimento produziu um alvoroço na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e nos demais centros financeiros do Brasil.

O encilhamento, na verdade, foi a permissão que o governo brasileiro deu para os bancos do país (Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro) emitirem grandes quantidades de moeda. O intuito era que, com isso, conseguissem pagar os salários dos operários fazendo com que novas fábricas e indústrias surgissem.

Porém, o plano entrou em crise quando os bancos começaram a emitir quantidades de dinheiro maiores do que o necessário. Um grande número de moedas entrou no mercado circulante, mas não correspondia ao que a economia produzia de verdade, isso acabou resultando em uma grande inflação (aumento desenfreado de todos os preços).

Para manter a estabilidade econômica em um regime capitalista, é necessário o equilíbrio entre a quantidade da moeda circulante (dinheiro) e a totalidade dos serviços e bens oferecidos. Quando uma parte pesa mais que a outra, os preços sobem e a moeda cai, gerando a alta dos preços (inflação).

Com o dinheiro gerado pelos bancos, começaram a surgir empresas fictícias para obter o crédito fácil. Em 1890, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro a especulação tomou rumos cada vez maiores. Compravam-se ações a preço de banana e, quando estas valorizavam, eram vendidas a um valor maior. Esta forma de lucro fácil piorou a crise econômica brasileira.

Isso afetou o interesse dos barões do café, que não queriam que os investimentos na indústria superassem o desenvolvimento da economia cafeeira. Até mesmo entre os republicanos houve críticas contra o encilhamento. Pressionado pela elite cafeeira e pelos republicanos, Rui Barbosa deixou o ministério da Fazenda no início de 1891.

Origem do nome

Segundo o dicionário Houaiss, encilhar significa “apertar (o cavalo) com cilhas” ou “colocar arreios em (animal)”. A medida foi batizada com este nome pela comparação feita entre os apostadores do Jockey Clube em dia de corrida e os alvoroçados investidores da Bolsa de Valores da época. Se os primeiros tentavam a sorte no jogo, os segundos queriam derrubar um ao outro para ver se suas ações caíam ou subiam.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Encilhamento
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/encilhamento.jhtm
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.