25.10.10

Getulismo

Por Fernando Rebouças
Getúlio Dornelles Vargas, político estadista, presidente do Brasil de 1930 a 1945, por meio de um golpe pelo qual instaurou o Estado Novo no país, e de 1950 a 1954, eleito democraticamente pelo povo. A sua postura de “pai dos pobres”, autoritária e quase fascista rendeu-lhe a imagem de um chefe forte; seus tópicos de governos passaram a ser referidos na história como pontos principais do “Getulismo”.

Inicialmente, o “Getulismo”, além do período no qual Getúlio Vargas governou o Brasil, é conceituado como o conjunto de ideais e ações de governo, características e forma de governar impressas por Vargas. O “Getulismo” também se refere às prioridades, inovações e instrumentos administrativos desenvolvidos pela gestão dos governos de Getúlio Vargas.

O estilo de governo getulista surge na Era Vargas e, sobretudo, se coloca como um estilo de governar de maneira centralizadora e populista. O “Getulismo” no contexto pragmático e autoritário visou combater os movimento sociais, as reivindicações populares, mas, ao mesmo tempo, buscou beneficiar o trabalhador fixando a jornada detrabalho, o trabalho da mulher e o funcionalismo público.

Promoveu a indústria de base, a proteção à produção rural, ao trabalhador urbano e as forças armadas. O “Getulismo” repreendeu os direitos civis e as ações comunistas e criou uma ideológica aproximação com a Alemanha Nazista, que logo seria derrubada após os ataques às embarcações brasileiras em 1942, incentivando o Brasil a declarar guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

O “Getulismo” também refere-se à “animalidade política” de Vargas, num conceito de cultura política instaurada e mantida por ele a punhos fortes. Acredita-se que essa cultura de governar ampliou as estruturas do país, mesmo em situações de crise como a aliança firmada com os EUA contra os países do Eixo, possibilitando a construção da indústria siderúrgica nacional.

As ações getulistas permitiram ao Brasil da época, crescer a altas taxas de crescimento ao ano, a manter um salário mínimo com poder de compra favorável crescimento urbano. Acredita-se que o “Getulismo” influenciaria a maneira de governar de presidentes posteriores, sendo uma referência de sucesso ou força governamental até os dias atuais.

Efeitos marcantes do “Getulismo” :

  • Relação direta com as massas
  • Onipresença do Estado Nacional
  • Desenvolvimentismo e o amparo social sob forma paternalista
  • Dimensão econômica de profundo investimento com a participação do Estado
  • Força e autoridade como mantenedores do poder e da imagem pessoal do governante

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Getulismo
http://www.scielo.br/scielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS0102-01882001000100007+getulismo&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://www.artigos.com/artigos/sociais/politica/nazismo,-facismo-e-getulismo-1516/artigo/+getulismo+no+brasil&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://www.espacoacademico.com.br/039/39ricci.htm+getulismo+o+que+%C3%A9&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br