26.11.10

Fernão de Magalhães

Por Fernando Rebouças
Fernão de Magalhães, navegador português, nasceu em 1480, em Sabrosa – Vila Real; faleceu em Cebu, Filipinas, em 27 de abril de 1521. Filho de Rui de Magalhães e de Alda de Mesquita.

Em 1506, viajou para as Índias Ocidentais, participou de várias expedições militares nas Molucas, conhecida como as Ilhas das Especiarias.

fernao de magalhaesServindo ao rei de Espanha, realizou a primeira viagem de circum-navegação pela Terra, o primeiro a atravessar o Estreito de Magalhães, batizado com o seu nome. Foi também o primeiro europeu a navegar o Oceano Pacífico.

Ficou órfão de pai e mãe aos dez anos de idade, tornou-se pagem da corte da Rainha D.Leonor, consorte de D. João II . Fernão de Magalhães casou-se com Beatriz Barbosa e foi pai de dois filhos, Rodrigo de Magalhães e Carlos de Magalhães.

Alistou-se na Armada da Índia aos 25 anos de idade, participou da frota de 22 navios, uma missão para levar D. Francisco de Almeida a ocupar a Índia como vice-rei. Enfrentou diversas batalhas, entre elas a batalha naval de Cananor em 1506.

Em 1509, junto com Diogo Lopes de Sequeira, partiu na primeira embaixada a Malaca, onde foram vítimas de uma conspiração, na qual a expedição teve que fugir. Participou a serviço do governador Afonso de Albuquerque , na conquista de Malaca em 1511.

Em cálculos matemático feitos com os irmãos Faleiro, cartógrafos portugueses, acreditavam que as Molucas ficavam no meio do mundo, e pertenceria à Espanha. Também acreditavam que no sul do Brasil havia uma passagem para os mares do Sul.

Enfrentaram os mares do sul do continente, entre o Atlântico e o Pacífico, enfrentaram uma viagem de 38 dias que batizara o estreito do continente da América do Sul de Estreito de Magalhães.

Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernão_de_Magalhães
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u629.jhtm