26.11.10

Maria Leopoldina

Por Fernando Rebouças
Primeira imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina nasceu em Viena, Áustria, em 22 de janeiro de 1797; faleceu em 11 de dezembro de 1826, no Rio de Janeiro. Além de ser a imperatriz do Brasil, entre os anos de 1822 e 1826, foi arquiduquesa da Áustria e rainha de Portugal por um curto período, em 1826.

maria leopoldinaSeu nome completo era Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda Beatriz de Habsburgo-Lorena, era a sexta filha de Francisco 1°, imperador da Áustria, e 2º da Alemanha, do segundo casamento de seu pai; sua mãe era Maria Teresa de Bourbon-Sicília.

Perdeu a mãe aos 10 anos de idade, e a madrasta anos depois. As negociações de seu casamento com D. Pedro I iniciaram em 1816, a Corte portuguesa tinha o objetivo de ligar a sua Casa a uma forte monarquia da Europa, e à Áustria, interessava contato ao comércio de produtos tropicais.

O casamento foi celebrado por procuração em maio de 1817, chegou ao Brasil em dezembro, e nos primeiros nove anos de casamento, teve sete filhos e dois abortos.

Para resolver um conflito em São Paulo, D. Pedro I passou os poderes do Império a Dona Leopoldina, nomeada chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil. Na ausência do esposo, e temendo a notícia da aproximação de tropas portuguesas, em 2 de setembro de 1822, sob orientação de José Bonifácio, então ministro das Relações Exteriores, assinou o decreto de Independência, oficializado posteriormente por Dom Pedro I.

O que a incomodava eram as traições do esposo, D. Pedro I havia nomeado como dama de companhia da imperatriz uma de suas amantes, a Domitila de Castro, conhecida como Marquesa de Santos. Em desgosto, grávida e sentindo-se humilhada, abortou e faleceu na ausência de D. Pedro I.

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u552.jhtm
http://www.brasilescola.com/historiab/maria-leopoldina.htm