23.12.10

Descobertas do século XVIII

A atração gravitacional foi tema da física Newtoniana.
Digamos que no século XVIII já havia diversas idéias surgindo sobre a nova ciência, vamos compará-las a sementes que somente no século XVIII começaram a brotar, e então floresceram. Tantas foram as descobertas que este século foi aclamado de século de Newton.

A física ganhou uma nova forma nesse século, era caracterizada pela representação matemática dos fenômenos naturais e com isso conquistou os intelectuais da Europa, passando a ser conhecida como Física Newtoniana.

Newton procurava explicar quantitativamente pelas suas leis de movimento (1ª, 2ª e 3ª leis de Newton) e pela lei da gravitação universal, fenômenos tais como o sistema solar, onde o comportamento futuro pode ser previsto. Por exemplo, tendo conhecimento das posições e velocidades atuais dos planetas é possível prever suas posições em qualquer momento do futuro.

A cada dia a física newtoniana ganhava mais espaço e se expandia, veja algumas das idéias principais e os fenômenos que esta ciência defendeu e que vigoram até os dias atuais:

- A Terra é ligeiramente achatada nos pólos;

- As órbitas dos cometas, o cometa Halley que retorna a cada 76 anos;

- As anomalias nas órbitas de Júpiter e Saturno decorrentes da atração gravitacional.


Foram inúmeras idéias e o resultado do sucesso das mesmas era o nascimento da nova ciência, que após ter sido dominada por temores e discriminação desde os primórdios da civilização, agora era respeitada. Com isso nascia uma nova era onde a razão humana triunfava e iluminava os novos caminhos do conhecimento: surgia então o Iluminismo.
Fonte: