13.12.10

História da Câmera Fotográfica

Câmera Fotográfica

Talvez pelo fato de já termos nos acostumado a ter acesso fácil à tecnologia, muitas vezes não enxergamos a real importância das coisas. Você conseguiria imaginar como seria a vida sem a fotografia?

Seja para registrar um momento muito especial ou simplesmente para colocar no Orkut, lá estão as câmeras fotográficas: pequenas, grandes, profissionais ou não, analógicas, digitais, embutidas no celular...

A idéia por trás destas máquinas, ou seja, a idéia da fotografia surgiu por volta de 350 a.C, quando o filósofo grego Aristóteles criou um método de observar os eclipses solares sem prejudicar a visão: a câmara escura. Aristóteles fez um pequeno furo na câmara, no qual a luz passava e formava a imagem em seu interior. Este método foi importante pelo fato de ter sido por meio dele que foi possível se conhecer os princípios óticos.

A câmara escura foi a primeira máquina fotográfica da história, se assim podemos dizer. Com seu aperfeiçoamento, como a criação de lentes, por exemplo, o que proporcionou imagens mais nítidas, surgiu outra necessidade: como fixar as imagens?

Thomas Wedgwood deu um importante passo nesse sentido, tendo usado, no início do século XIX, a substância química nitrato de prata para fixar as imagens da câmara escura. Entretanto, este processo durava várias horas!

Outros nomes importantes na história da fotografia foram Louis Jacques Mandé Daguerre, que passou a usar vapor de mercúrio e tiossulfato de sódio na fixação das imagens, o que reduziu o tempo de revelação para apenas alguns minutos; além do inglês Willian Henry Fox-Talbot, que criou um eficiente mecanismo de fixagem, o qual produzia os famosos “negativos”.

Falando especificamente das câmeras fotográficas, podemos dizer que tais dispositivos surgiram no final do século XIX, por meio de George Eastman, fundador da Kodak Company. Eastman teve a idéia de criar uma longa camada de nitrato de celulose, e a cada foto, tal camada era enrolada em uma espécie de carretel. Por um preço de 25 dólares, as câmeras de Eastman ficaram conhecidas pela sua simplicidade: bastava que o usuário apertasse o botão e pronto. Tal fato foi importante para a difusão das câmeras fotográficas em todo o século XX.

Fonte:História de Tudo.