15.12.10

História da FEB

Criação e Comando da Força Expedicionária Brasileira
Para combater o inimigo em terras da Europa, junto com as forças aliadas, o Governo brasileiro criou, em 9 de agosto de 1943, a Força Expedicionária Brasileira, nomeando, em 28 de dezembro do mesmo ano, para comandá-la, o General de Divisão João Baptista Mascarenhas de Moraes, nascido em 13 de novembro de 1883, em São Gabriel, no Rio Grande do Sul.

Organização da FEB
A FEB foi organizada nos moldes americanos, com tropas de todas as armas, serviços e outros órgãos de apoio logístico. Os seus integrantes foram originários de todos os Estados do Brasil. A FEB foi constituída de uma Divisão do Brasil. A FEB foi constituída de uma Divisão de Infantaria Expedicionária e de Órgãos não Divisionários. A Divisão de Infantaria (1ª DIE) foi comandada, comulativamente, pelo General Mascarenhas de Moraes, era a força de operações de combate. Contava com a Infantaria Divisionária (três Regimentos), comandada pelo General de Brigada Euclydes Zenóbio da Costa, com a Artilharia Divisionária (quatro Grupos de Artilharia e uma Esquadrilha de Ligação e Observações), comandada pelo general de Brigada Oswaldo Cordeiro de Farias, com um Batalhão de Engenharia, um de saúde, um Esquadrão de Reconhecimento, e unidades menores de outros serviços.
Os Órgãos não Divisionários, para atividades de apoio, foram comandados pelo General de Brigada Olympio Falconiere da Cunha.
Os participantes da FEB, militares da ativa ou da reserva convocados, passaram por rigorosa inspeção de saúde e seleção física, e receberam intensivo adestramento, para melhor desempenho na guerra de então.
A II Guerra Mundial trouxe modificações significativas na evolução do Exército Brasileiro. Em 1942, em resposta ao torpedeamento de vários de seus navios mercantes, o Brasil declarou guerra às potências do Eixo.
Em 1944, o País enviou para o teatro de operações europeu uma força expedicionária organizada em curto espaço de tempo, sob o comando do General Mascarenhas de Moraes. Designada para operar na Itália, durante o tempo em que esteve em combate, compondo o V Exército dos estados unidos da América, a Divisão brasileira sofreu mais de 400 baixas por morte em ação. Antes que o conflito terminasse, havia feito mais de 15.000 prisioneiros de guerra e capturado duas divisões inimigas.
Na Itália, a FEB cobriu-se de glórias, combatendo tropas aguerridas, ao lado de soldados calejados por anos de campanha. Nada ficaria a dever a uns e outros. As glórias colhidas em Monte Castello, Montese e Fornovo, e em tantas outras ações, estão gravadas com letras de sangue na História Militar brasileira. Aos nossos pracinhas devemos, em difícil hora, a garantia da dignidade de nossa Pátria.

FEB em Combate
Na Itália , A FEB incorporou-se ao IV Corpo de Exécito Americano, dando inicio as suas operações de combate no principio de setembro de 1944, no setor do rio Arno no norte de Pisa. Lutou contra tropas altamente experientes; a maioria delas transferidas do front russo; e em terreno montanhoso, com ardor e patriotismo. Suportou as inclemências do tempo, inclusive os rigores do inverno sobre os Apeninos, com temperatura de 20 graus negativos.
Dominando os adversários, com perdas de vidas, colheu louros de glórias para o Brasil. Nos últimos dias de sua ofensiva, cercou e aprisionou a 148ª divisão de Infantaria Alemã e a Divisão ITÁLIA, italiana. Alcançou o vale do rio Pó e dirigindo-se ao noroeste da Itália, estabeleceu a ligação com o Exército Francês na cidade de Susa, que fica próximo a fronteira ítalo-francesa, no dia 2 de maio de 1945, data do término da guerra na Itália.
As principais vitórias da FEB foram assinaladas em : Massarosa, Camaiore, Monte Prano, Monte Acuto, San Quirico, Gallicano, Barga, Monte Castello, La Serra, Castelnuovo, Soprasso, Montese, Paravento, Zocca, Marano Su Panaro, Collecchio, Fornovo.






A imagem foi redimensionada. Clique nesta barra para ver a imagem completa. A imagem original media 800x499.


A imagem foi redimensionada. Clique nesta barra para ver a imagem completa. A imagem original media 800x523.


A imagem foi redimensionada. Clique nesta barra para ver a imagem completa. A imagem original media 800x585.



A imagem foi redimensionada. Clique nesta barra para ver a imagem completa. A imagem original media 800x548.






A imagem foi redimensionada. Clique nesta barra para ver a imagem completa. A imagem original media 799x527.










A imagem foi redimensionada. Clique nesta barra para ver a imagem completa. A imagem original media 799x532.








A imagem foi redimensionada. Clique nesta barra para ver a imagem completa. A imagem original media 662x599.


Fonte: BattleCentral - Uma comunidade à prova de balas!