23.12.10

História Maluca - Egípcios, castrati, barbas...

É Freud!

Bem antes do pai da psicanálise presumir que o caminho para entender a psiquê humana estava nossonhos, os egípcios (sempre eles!) já os interpretavam. Num papiro de 1295 a.C., o escriba anotou: sonhar com enterro indicava riqueza. Crocodilo era sinal de novo emprego e quem visse sua imagem no espelho podia encomendar alianças: casamento na certa.

Sem saco para trabalhar

Os castrati – meninos que tinham os testículos extraídos para preservar a voz aguda – eram comuns nos teatros europeus no século 16. Trezentos anos de tradição inflacionaram o mercado e, em Milão, em 1858, cerca de 2 mil castrati estavam sem emprego, muitos viraram marginais. Devia ser difícil não rir ao ouvir uma vozinha: “Isso é um assalto!”

A primeira faz tchan

O czar Pedro, o Grande ficou famoso por modernizar a Rússia, mas radicalizou quando, em 1698, obrigou seus súditos a apararem suas longas barbas – comuns entre cristãos ortodoxos. Mantê-las com mais de 10 centímetros saía caro: 1000 rublos para os nobres. Quem não pagasse podia ser condenado a barbeações forçadas.

Fonte: Aventuras na História