18.1.11

O Design nos Jogos Olímpicos. 1896-2012

Nesta categoria você poderá apreciar o design de grandes artistas de diferentes países, convocados, alguns pelos dirigentes desportivos e autoridades, a maioria mediante concursos, para ilustrar os cartazes oficiais dos Jogos Olímpicos, desde sua primeira versão até a Olimpíada de Pequim. Cabe ressaltar que esta mídia (o cartaz, poster ou afiche) teve grande importância na comunicação do evento esportivo até o surgimento da televisão. Mídia que revelou grandes artistas e se popularizou na Europa, a partir da primeira guerra mundial. Aprecie os estilos, no contexto de época e avalie, você mesmo, o impacto visual e objetivos de comunicação de cada uma das obras aqui expostas:

Cartaz dos Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia)
Ano: 1896
Contexto: Primeira olímpiada da era moderna. Segundo idioma: Francês. A França era o país de origem do idealizador dos jogos: o Barão de Coubertin
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Paris (França)
Ano:1900
Contexto: Paris como referência artística (incluindo a sua arquitetura) do mundo. Nesse ano de 1900 realizou uma grandíosa Exposição Internacional, nela integrados os Jogos Olímpicos que por isso mesmo passaram desapercebidos, como meros coadjuvantes da grande festa.
Jogos Olímpicos de Saint Louis (Estados Unidos)
Ano: 1904
Contexto: Apesar do fracasso dos jogos da França acoplados a outro evento, as olimpíadas de Sant Louis também fizeram parte da programação da Exposição Internacional da cidade, coadjuvantes da grande festa. Maior visibilidade na mídia e menor impacto, dividindo as atenções com a Exposição propriamente dita.


Cartaz dos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra)
Ano: 1908
Contexto: A Olímpiada deveria ter sido realizada na Italia, mas a erupção do Vesúbio inviabilizou os planos. A Inglaterra, que tinha a experiência de organizar grandes eventos esportivos como o Tornéio de Wimbledon, se credenciou e organizou os jogos em apenas dois anos.Os jogos também coincidiram com a Exposição Internacional
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia)
Ano: 1912
Contexto: A Suécia foi o único país a se candidatar para organizar os Jogos Olímpicos, desta vez um evento exclusivo para o Esporte sem a incoveniente sombra das Exposições Internacionais. Arte do artista plástico Börtzells.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Antuérpia (Bélgica)
Ano: 1920
Contexto: Os Jogos deveriam ter sido realizados em Berlim,1916, mas a guerra impossibilitou a sua organização dentro da Europa. Cogitou-se os Estados Unidos, mas os acontecimentos desaconselharam a sua realização. A Bélgica organizou os jogos (após o fim da guerra) num clima de Europa arrasada e desejo de consolidar a paz.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Paris (França)
Ano: 1924
Contexto: A escolha de Paris foi uma decisão política do Barão de Coubertin que se empenhou pessoalmente para sua realização na França, contra os interesses de outros países candidatos.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Amsterdâ (Holanda)
Ano: 1928
Contexto: Preterida duas vezes, Amsterdã, finalmente obteve a indicação mas sofreu pressão interna da Rainha Guilhermina que vetou os jogos por considerá-los uma manifestação pagã; mesmo assim realizados contra sua vontade.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (Estados Unidos)
Ano: 1932
Contexto: O crash da Bolsa de Valores de 1929 deixara a economia americana aos frangalhos e os jogos olímpicos representavam, de certo modo, uma oportunidade de retomar a auto-estima dos cidadãos e o orgulho das instituições do país.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Berlim (Alemanha)
Ano: 1936
Contexto: Hitler queria provar ao mundo a superioridade da raça ariana e os jogos representavam, no seu entender, uma vitrine para afirmar a supremacia branca.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra)
Ano: 1948
Contexto: A Europa em reconstrução física e moral, abalada com a ressaca de seis anos de guerra, morte e destruição. Os jogos representavam a união entre as nações em torno de um ideal de paz.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Helsinque (Finlandia)
Ano:1952
Contexto: O início da guerra fria com o mundo político e esportivo dividido entre dois blocos: oriental e ocidental. A Finlandia era um pequeno país (em população) de neutralidade relativa. No esporte o país tinha tradição de bons fundistas, em especial na prova da maratona.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Melbourne (Australia)
Ano:1956
Contexto: Primeira olímpiada realizada fora do Ocidente, num clima de muita tensão na política internacional com várias guerras e ações bélicas em diversos lugares do mundo; a guerra fria como pano de fundo desse processo.
Cartaz dos Jogoa Olímpicos de Roma (Italia)
Ano:1960
Contexto: Italia vendia-se ao mundo como um destino turístico apostando nos seus monumentos milenares. A olímpiada seria a primeira da história a ser transmitida pela televisão para o mundo.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Tokio (Japão)
Ano: 1964
Contexto: O Japão queria mostrar ao mundo a sua reconstrução depois dos eventos da II Guerra e afirmar a sua condição de potência (novamente) emergente.
Cartaz dos Jogos Olímpicos do México
Ano: 1968
Contexto: Muita agitação em todo o mundo (com passeatas, movimentos estudantis, guerras, etc) e politização em torno do movimento negro nos Estados Unidos. No México dezenas de jovens foram assassinados pelos militares após a passeata dos 300 mil.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Munique (Alemanha)
Ano: 1972
Contexto: No áuge da Guerra Fria a intenção da Alemanha Occidental de mostrar a sua pujança em relação à Alemanha Oriental com investimentos nunca antes realizados numa Olimpíada.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Montreal (Canadá)
Ano: 1976
Contexto: O Canadá se projetava para o mundo como uma nação pacífica ostentando uma das melhores distribuições de renda do planeta.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Moscou (Russia)
Ano: 1980
Contexto: A oportunidade de uma grande potência econômica e militar, fechada para o mundo, realizar o evento. A Russia desejava mostrar uma outra imagem diferente da divulgada pela mídia occidental.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (Estados Unidos)
Ano: 1984
Contexto: O boicote anunciado da Russia e outros países do bloco socialista/comunista, como represália pelo boicote liderado pelos Estados Unidos às Olimpíadas de Moscou.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Seul (Corea do Sul)
Ano: 1988
Contexto: A Coreia do Sul se revelava como uma nação emergente e, segundo observadores, estava a caminho de ser uma potência econômica e militar.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Barcelona (Espanha)
Ano: 1992
Contexto: A recuperação econômica da Espanha, até então um dos países mais pobres da Europa.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Atlanta (Estados Unidos)
Ano: 1996
Contexto: Comemorava-se o centenário das Olimpíadas. E os Estados Unidos, desta vez sem ameaça do boicote, queriam fazer uma linda festa.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália)
Ano: 2000
Contexto: A Austrália era considerado um dos países com melhor qualidade de vida para sua população e de oportunidades para os imigrantes.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Atenas
Ano: 2004
Contexto: Realizar a primeira Olimpíada do século XXI no mesmo local onde se realizara a primeira Olimpíada da era moderna.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Pequim (China)
Ano: 2008
Contexto: A Inserção da China no Capitalismo (e o paradoxo da manutenção de um regime comunista) e a sua importância no mundo como potência econômica.
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra)
Ano: 2012
Contexto: Londres apresentou um projeto de revitalização de algumas áreas degradadas da cidade e desbancou a favorita Paris. O Logotipo das olimpíadas de 2012 foi desenvolvido pela agência londrina Wolff Onlins, responsável por marcas como Unilever e Oi.
Cartaz dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
Ano: 2016
Contexto: O Rio é a primeira cidade do país e da América do sul a sediar uma olimpíada. O cartaz foi criado pela designer Ana Soter, da Soter Design. Segundo Ana, "O Pão de Açúcar em forma de coração representa a incontestável paixão e vibração do brasileiro por esporte. A exclamação incorporada ao número 1 resulta em uma marca que representa perfeitamente a expectativa e vibração da população pela oportunidade de sediar esta edição dos Jogos Olímpicos".