24.2.11

24 de fevereiro de 1972 - O incêndio do Edifício Andraus

O incêndio do Edifício Andraus. Jornal do Brasil: Sexta-feira, 25 de fevereiro de 1972.
Mais de 10 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas durante o incêndio que destruiu os 26 andares do Edifício Andraus, na Avenida São João, na capital paulista e parou São Paulo numa quinta-feira à tarde.

O fogo, que começou no segundo andar, em poucos minutos consumiu todo o prédio, destruiu lojas e escritórios. Encurraladas, cerca de 300 pessoas se dirigiram para o heliporto, no terraço, de onde acabaram resgatadas. Contagiadas pelo pânico, algumas não aguentaram a espera pelo socorro e na tentativa de fuga para os edifícios vizinhos, acabaram despencando do alto do terraço.

São Paulo mobilizou todos os recursos, inclusive helicópteros, para realizar a maior e mais dramática operação de salvamento da história da cidade. Bombeiros, soldados da Polícia Militar e populares somaram seus esforços para socorrer centenas de vítimas do incêndio do Edifício Andraus, que em poucas horas foi transformado num esqueleto disforme de cimento e ferragens.

O incêndio do Edifício Andraus foi uma das primeiras tragédias transmitidas ao vivo pela televisão brasileira. Os registros chocaram o mundo e suscitaram as primeiras discussões sobre segurança em edifícios, o que era negligenciado até então.

Fonte: JBLOG