12.2.11

Burgúndios

Por Antonio Gasparetto Junior
Os Burgúndios foram um povo de origem escandinava. O nome Burgúndio faz referência aos habitantes que ocupavam o território da Borgonha, o povo que recebeu esse nome é também conhecido como “os montanheses”. Os Burgúndios tiveram origem na Escandinávia e migraram para se instalarem na Gália e na Germânia durante o período do Baixo Império Romano.

Este povo tentou se estabelecer na região do que hoje conhecemos como Bélgica, mas foram derrotados e expulsos por Aécio no ano de 436. Em seguira, guiaram-se para Savóia e de lá se espalharam pelas bacias do Saône e do Ródano, quando finalmente foram submetidos pelos Francos.

Os Burgúndios professavam o arianismo, mas, durante o período de permanência em terras francesas, muitos deles se converteram ao catolicismo. A religião foi fator de conflito com os povos do local e também com os romanos em algumas ocasiões.

Conseguiram edificar ainda dois reinos importantes. O primeiro se instalou na margem esquerda do rio Reno e apoderou-se das terras de Worms, Speier e Estrasburgo, as quais foram concedidas, posteriormente, pelo próprio imperador romano por ocasião de um pacto de trégua entre os dois povos. Mas, em 436, as tropas do general romano Flávio Aécio se encarregaram de submeter os Burgúndios e a completa destruição do território dos Worms e do reino burgúndio se deu pelas mãos dos hunos.

Já o segundo reino burgúndio se formou mais uma vez por concessão do Império Romano e foi organizado na região de Sapaudia. Tornaram-se aliados dos romanos durante algumas décadas e os ajudaram a combater alguns povos. Os Burgúndios acreditavam que um império de tal povo pudesse se organizar. Para isso, seus líderes negociaram com os senadores romanos uma expansão territorial e uma divisão de forças. Mas a consolidação do segundo reino foi marcada por muita violência e por muito sangue. Ainda assim, os Burgúndios conseguiram expandir seu poderio até o sudeste da França, mas foram completamente dominados pelos francos e plenamente absorvidos.

Fontes:

BURY, J.B. A Invasão da Europa pelos Bárbaros. London: Macmillan and Co., 1928.

MUSSET, Lucien. As Invasões Germânicas: A Formação da Europa de 400 a 600 d.C. University Park, PA: The Pennsylvania State University Press, 1975.