13.2.11

A História da Língua Inglesa

Ruinas-antigas

A língua inglesa é resultado de uma história muito complexa que se deu num passado muito distante. Estudiosos afirmam que antes da última era do gelo, já havia presença humana nas ilhas britânicas.

Os Celtas

A história da Inglaterra inicia-se com a presença da civilização celta, mais ou menos por volta de 1000 a.C. Após inúmeras migrações e dialetos de línguas indo-européias, formaram-se grupos de línguas distintos, sendo um deles, os celtas, que se originaram de populações que já habitavam a Europa na idade do Bronze. Por cerca de oito séculos, os celtas habitaram regiões que hoje são conhecidas como Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.

Imagem-de-romanos

Os Romanos

Nos anos de 55 e 54 a.C, acontecem as primeiras invasões de Roma, sob o comando de Júlio César. Em 44 d.C, com o imperador Claudius o latim começa a ter forte influência na cultura celta-bretã. Atualmente, tudo o que restou da língua latina são os nomes de alguns lugares, tais como: Chester, Manchester e Winchester, que vieram da palavra “castra”, significando acampamento militar.

Imagem-de-mapa-referindo-aos-Anglo-Saxoes

Os Anglo-Saxões

Após a partida dos romanos, vieram os ferozes germânicos, chamados anglo-saxões, inicialmente destinos à defesa dos celtas. Todavia, agiram de forma oportunista, tornando-se invasores, destruindo vilas e massacrando a população local. São os dialetos germânicos falados pelos anglo-saxões que deram origem ao inglês. A palavra, England, por exemplo, veio da palavra Angle-land (terra dos anglos). Os anglo-saxões, apesar de serem um povo guerreiro, tinham uma cultura própria muito refinada e expressiva. Eles gostavam de jogos de palavras, insinuações e a prática de dizer as coisas sem dizê-las, característica muito presente no uso e na expressão do inglês moderno da Inglaterra. A partir de então, a história da língua inglesa é divida em três períodos: Old English, Middle English e Modern English.

Introdução ao Cristianismo

Em 597 A.D, a Igreja manda missionários liderados por Santo Agostinho para converter os anglo-saxões ao cristianismo. Este processo ocorre de modo pacífico, marcando o início da influência do latim sobre a língua germânica, dando origem ao inglês moderno. Esta influência ocorre de duas formas: introdução de um vocabulário referente à religião e adaptação do vocabulário anglo-saxão para cobrir novas áreas de significado. A reprodução de textos bíblicos representa também o início da literatura inglesa. O cristianismo representou também a rejeição da cultura celta e sua associação à bruxaria. O Haloween que ocorre até hoje na noite de 31 de outubro é um exemplo da cultura celta, segundo o cristianismo. Ao final do século VIII, começam os ataques Vikings a Inglaterra. Originários da Escandinávia, estes povos eram extremamente violentos e seus ataques destruíram várias regiões da Europa. Os Vikings que se estabeleceram na Inglaterra eram provenientes da Dinamarca e falavam dinamarquês. Mais de 200 anos de sua presença em terras britânicas exerceram grande influência sobre o Old English.

Old English (500 – 1100 A.D)

O Old English é também denominado Anglo-Saxon. Se comparado ao inglês moderno, é uma língua quase irreconhecível em sua pronúncia e vocabulário. No plano gramatical, no Old English, os substantivos têm gênero e os verbos são conjugados.

Imagem-de-homem-a-cavalo-levantando-vitorioso-uma-lanca

A conquista da Inglaterra pelos normandos
A batalha de Hastings

A Batalha de Hastings ocorreu no dia 14 de Outubro de 1066, perto de Hastings, na Inglaterra, entre as tropas inglesas do rei Haroldo II Godwinson e o exército invasor de Guilherme II, Duque da Normandia. O resultado foi uma vitória decisiva de Guilherme o Conquistador e a morte de Haroldo II durante a batalha. Este sucesso concretizou a conquista normanda e o fim da dinastia de reis anglo-saxões na Inglaterra. O regime adotado após a conquista de Guilherme caracterizou-se pela centralização, força e, naturalmente, pela língua dos conquistadores: o dialeto francês chamado Norman. Nos 300 anos que se seguiram, a língua utilizada pela aristocracia na Inglaterra era o francês. Falar francês era condição fundamental para os anglo-saxões que buscavam ascensão social através da simpatia e favores da classe dominante.

Middle-English

Middle English

A característica mais marcante deste período foi a forte presença e influência da língua francesa no inglês. Esta “transfusão” de cultura durou três séculos e resultou num aumento razoável do vocabulário, agregando novos vocábulos às palavras já existentes.

Modern English

O Modern English representou um período de padronização e unificação da língua inglesa. Com o surgimento da imprensa, em 1475 e a criação de um sistema postal possibilitou a disseminação do dialeto de Londres, o centro político, social e econômico da Inglaterra. Desde o início da era cristã até o século 19, seis idiomas chegaram a ser falados na Inglaterra: Celta, Latim, Old English, Norman French, Middle English e Modern English. Essa diversidade de influências explica o fato de ser o inglês uma língua menos sistemática e menos regular quando comparado às línguas latinas e até mesmo ao alemão. Poderia nos levar a dizer que o inglês hoje pode ser equiparado a uma imensa colcha de retalhos das mais diversas origens.

Baseado no artigo História da Língua Inglesa, Ricardo Schütz http://www.sk.com.br/sk-enhis.html

Fonte:Logotipo do Planeta Educação