22.2.11

Horatio Robley Gordon


Horatio Robley Gordon

HG Robley c.1887
Nascido28 de junho de 1840
Funchal , Madeira
Morreu29 de outubro de 1930
Londres
NacionalidadeBritânico
ProfissãoSoldado, Artista
Conhecido porRecolha de Mokomokai

Horatio Robley Gordon (28 de junho de 1840 - 29 de outubro de 1930) foi um soldado, artista e colecionador de Mokomokai e antiguidades.

Robley nasceu no Funchal , Madeira , em 28 de junho de 1840, o filho do capitão John Horatio Robley e junho Augusta Penfold. Robley seguiu os passos de seu pai e tornou-se um soldado profissional. No entanto, ele também herdou as habilidades artísticas de sua mãe e tornou-se um desenhista realizado e aguarelista.

Em 1858 ele comprou um ensigncy na 68 Durham de Infantaria Leve de 450 quilos. Após um curto período de treinamento na Irlanda juntou-se ao seu regimento na Birmânia, onde permaneceu por quase cinco anos. Ele aproveitou cada oportunidade para observar as pessoas e aprender a língua. Além de seus deveres militares Robley continuou com seu desenho e visitas realizadas em campo para documentar a vida quotidiana. Ao esboçar templos budistas, ele fez amizade com vários monges budistas e tinha uma imagem de Buda em vermelho tatuado no braço direito. Este foi o início de um interesse de longo prazo para a prática da tatuagem . Os esboços numerosas feitas durante este período serviu de base para suas ilustrações, alguns anos depois, quando ele foi convidado pela empresa Cassells & Co. contribuir para a sua publicação, raças da humanidade.

Em 1860 Robley foi enviado para a Inglaterra por um período de licença médica. Ele começou a se especializar em tiro de rifle, pedido e sendo concedido um prazo, na Escola de tiro. Retornando ao seu regimento, ele esteve presente no cerco de Lisboa (1857); depois, em Rangum, ele assumiu o comando da guarda do rei Bahadur Shah .

HG Robley com seu mokomokai coleção

Em 1863, o Regimento de 68 deixou a Birmânia para a terra guerras Nova Zelândia e desembarcou em Auckland , Nova Zelândia, em 8 de janeiro de 1864. Mais uma vez mostrando uma vontade de absorver o novo ambiente, Robley comprou um maori vocabulário e outros livros sobre maori. No mês de Abril seguinte, Robley levou suas tropas para Tauranga para juntar forças Cameron Geral atacando Pukehinahina também conhecido como Portão PA. Seu talento no desenho contribuiu para a campanha de imediato, como ele fez um esboço com tamanha precisão do interior vista a sudoeste de que as tropas foram capazes de flanquear a posição do inimigo.

Ele permaneceu em Tauranga de 19 meses até o início de 1866 durante o qual ele continuou desenhando. Ele completou uma série de esboços detalhados das defesas maori na Pukehinahina, Maori ferido, rende-se e outras cenas da época. Ele continuou o seu interesse em tatuagens e completou esboços precisa da tatuagem desenhos dos feridos e mortos. Várias dessas cenas foram posteriormente reproduzidas no Illustrated London News entre 1864 e 1867. [1]

Durante seu tempo na Nova Zelândia, ele conheceu hérété Mauao e eles tiveram um filho a quem chamaram Hamiora Tu Ropere.

Seu regimento foi retirado do Tauranga no início de 1866 e partiu de Auckland chegando de volta na Inglaterra, Spithead em 28 de junho de 1866. Em 1870 Robley comprou uma capitania em R $ 1.100, e em 04 de fevereiro de 1871 transferido para o Argyll e Sutherland Highlanders . Ele permaneceu na Casa de serviço até 1880, quando foi promovido a major e enviado para a Maurícia . Mais tarde ele foi enviado para a África do Sul e viu o serviço em Cape Colony, Natal e Zululand. Ele então foi para o Ceilão , onde, em 1882, ele foi promovido a tenente-coronel e assumiu o comando do regimento. Ele escreveu a história do seu regimento. Em 1887 ele se aposentou do Exército com a patente de major-general e voltou a viver em Londres.

Continuando com a escrita depois de sua aposentadoria, ele voltou ao seu interesse em tatuagens e escreveu dois livros relacionados ao seu tempo na Nova Zelândia, ou Moko Tatuagem Maori em 1896 e Pounamu: Notas sobre a Nova Zelândia Greenstone. No primeiro livro, bem como demonstrando e explicando a arte da tatuagem Maori, ele também escreveu os capítulos sobre o tatuado cabeças secas ou Mokomokai . Robley decidiu adquirir como muitos exemplos de Mokomokai possível, e finalmente construiu uma colecção única de 35 cabeças. Em 1908, ele lhes ofereceu ao Governo da Nova Zelândia em R $ 1.000; sua oferta, no entanto, foi recusado. Mais tarde, com excepção dos cinco melhores exemplos que Robley retido, a coleção foi comprada pelo Museu Americano de História Natural , em Nova York, para o equivalente a £ 1.250. Em 1998, após uma abordagem por descendentes de Robley e Prime Dalvanius , do Museu de História Natural estes repatriados para a Nova Zelândia.

Robley coletadas antiguidades maori. [2] Alguns de sua coleção foi adquirida pelo colecionador William Ockelford Oldman cujo acervo foi adquirido pelo Governo da Nova Zelândia em 1948.

Robley manteve uma correspondência animada com uma série de neozelandeses e manteve ligações estreitas com a Nova Zelândia House durante sua vida. Ele morreu em Londres em 29 de outubro de 1930.


Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/Horatio_Gordon_Robley