13.2.11

Igreja bizantina com 1500 anos descoberta em Israel

2011-02-03
Azulejos do período bizantino.
Azulejos do período bizantino.
A perseguição a uma quadrilha de ladrões de túmulos levou à descoberta de uma antiga igreja bizantina, com 1500 anos, nas proximidades de Jerusalém que talvez seja o local onde foi enterrado o profeta bíblico Zacarias, segundo anunciaram as autoridades israelitas.

Após semanas de escavações, uma equipa de arqueólogos, liderada por Amir Ganor, também director da Unidade de Prevenção para o Roubo de Antiguidades da Autoridade para Antiguidades de Israel, desenterrou o que sobrou da igreja. Ainda mantinha os pilares de mármore que desabaram e um piso de mosaico de dez metros de comprimento, praticamente intacto.
Debaixo do altar da igreja, há um sepulcro que, segundo a Autoridade para Antiguidades, pode ter sido do profeta Zacarias, conhecido do livro de mesmo nome na Bíblia, escrito por volta de 520 a.C.

A hipótese, baseada em fontes cristãs e em um antigo diagrama conhecido como o Mapa de Madaba, ainda não foi provada e ainda está em estudo. A construção possui um mosaico bem preservado no chão, com desenhos de leões, raposas, peixes e pavões. Acredita-se que a igreja localizada a sudoeste da cidade de Jerusalém era frequentada entre os séculos 5º e 7º d.C.

Inicialmente, a equipa pensou que se tratava de uma antiga sinagoga. Assim como muitas estruturas da antiguidade, ela foi construída a partir de fundações ainda mais antigas datando do Império Romano e do período do segundo Templo Judaico. Ela inclui um complexo subterrâneo de cavernas e túneis usados pelos rebeldes judeus que lutaram contra os romanos na revolta de Bar Kokhba, de 132 d.C.