13.2.11

Novas esfinges encontradas no Egipto

Estátuas descobertas em estrada utilizada para procissões

2010-11-15
A esfinge de Gizé é uma das mais conhecidas da Antiguidade egípcia
A esfinge de Gizé é uma das mais conhecidas da Antiguidade egípcia
Uma equipa de arqueólogos descobriu doze novas esfinges, as famosas estátuas egípcias com corpo de leão e cabeça humana.

Segundo comunicado do Conselho Supremo de Antiguidades (do Ministério da Cultura egípcio), as estátuas são do tempo do reino de Nectanebo I (380-362 a.C.) e foram encontradas no último sector da Avenida das Esfinges (que unia os templos de Luxor e Karnak, a 600 quilómetros a sul do Cairo), numa estrada recentemente descoberta.
Mansour Boraik, Supervisor das Antiguidades de Luxor, informa que é a primeira vez que uma nova estrada orientada de leste para oeste, em direcção ao Nilo, é encontrada.

Os 20 metros da estrada que já foram escavados são construídos de arenito da pedreira de Gebel Silsila, ao norte de Assuão. O comprimento total desta estrada será de 600 metros.

A estrada, mencionada em muitos textos antigos, era utilizada para transportar, anualmente, em procissão Amon, o rei dos deuses, que se encontrava com a sua mulher Mut, no templo de Luxor.

Era também utilizada pelo rei quando participava em cerimónias religiosas. Além das esfinges, foram também descobertos objectos do período romano, entre eles cerâmica.