10.4.11

Guerra de Kalmar


Por Pedro Augusto Rezende Rodrigues
A Guerra de Kalmar foi um conflito bélico ocorrido em 1611 a 1613 em que de um lado estava a Dinamarca – Noruega (um antigo pais europeu cuja o seu território incluía a Dinamarca e a Noruega) e do outro lado estava o Império da Suécia.

A Dinamarca – Noruega tinha o completo domínio sob o Mar Báltico já a Suécia buscava uma rota comercial alternativa terrestre através do nordeste da Noruega para evitar pagar impostos aos dinamarqueses.

Em 1607 o Imperador Carlos IX da Suécia começou a coletar impostos de quem viajava pelo território Norueguês. A Dinamarca não queria que isso acontecesse, e não queria também que fosse estabelecidas rotas alternativas sob esse território e assim foi protestar contra o governo Sueco.

Carlos IX ignorou os protestos do Rei Cristiano IV da Dinamarca – Noruega, até que em 1611, em resposta a declaração da Suécia de permanecer no território Norueguês a Dinamarca declara guerra e começa a invasão do território Sueco.

O plano Dinamarques de dominar a Suécia se consistia em três frentes: de Kristianopel até Kalmar, de Halmstad até Jonkoping e da Noruega até a fortaleza de Alvsborg e depois até Vastergotland.

Assim uma força de 6000 (seis mil) homens iniciou o cerco da cidade de Kalmar e algumas forças Norueguesas que estavam frente a fronteira com a Suécia receberam instruções para não entrar no pais.

Em 1611 as forças suecas receberam ordens de invadir a cidade norueguesa de Jamtland. Eles fizeram isso e marcharam até a cidade de Harjedalen. Essas cidades foram conquistadas sem muita resistência porém eles não poderiam esperar que a própria população dessas cidades se rebelariam contra o exercito sueco. Assim as tropas suecas não conseguiram controlar a situação e foram obrigadas a deixar as duas cidades em 1612.

Logo após a morte de Carlos IX em 1612 o trono foi ocupado por seu filho, Gustavo Adolfo. Gustavo quis selar a paz com com Cristiano IV, porém isso não foi feito. Cristiano viu essa sucessão como uma grande oportunidade de vitoria e reforçou seus exércitos.

No inicio de 1612 os dinamarqueses atacaram e conseguiram tomar duas fortalezas localizadas nas fronteiras de seus países, e logo em seguida partiram para um plano mais ambicioso: dominar a capital sueca, Estocolmo. Só que esse plano foi um verdadeiro fracasso.

Enfim, com a intermediação da Inglaterra em 1613 com o tratado de Knared fez com que os ânimos nessa região se acalmassem. Os Suecos ganharam o direito de livre comercio em um certo território além de arcar com os custos de duas fortalezas que haviam sendo destruídas no conflito.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Kalmar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Nórdica_dos_Sete_Anos