10.4.11

Império de Trebisonda

Por Antonio Gasparetto Junior
O Império de Trebisonda foi fundado após a cidade de Constantinopla ter sido invadida e dominada pelos cruzados, obrigando os bizantinos a se exilarem em outras terras.

Na ocasião da Quarta Cruzada, os cavaleiros cruzados invadiram e se apoderaram da cidade de Constantinopla, a qual era a base do chamado Império Romano do Oriente. Este reino era governado por um imperador grego ortodoxo que não se submetia ao catolicismo romano, embora também fosse cristão. O objetivo dos cruzados era substituir esse império por um que fosse administrado por um soberano católico romano. Houve então a coroação de Balduíno I e foi proclamado o Império Latino.

Os nobres do Império Bizantino foram obrigados a se exilarem em outras terras em decorrência da invasão e formação de umnovo império por parte dos cruzados. Um dos reinos que se formou foi o Império de Niceia. O antigo imperador bizantino foi assassinato com a conquista de Constantinopla e dois de seus netos foram levados à corte de Geórgia para serem julgados, mas foram apoiados pela rainha Thamar, com quem possuíam parentesco, e seu exército. Assim, os descendentes do imperador bizantino, Aleixo e David, conquistaram Trebisonda, em 1204. Conseguiram ainda expandir as conquistas de territórios.

Reclamando o império que antes fora da família, Aleixo se proclamou o imperador de Constantinopla e instalou sua capital provisoriamente na cidade de Trebisonda. De lá ele podia controlar o sul do Mar Negro e suas modernas províncias turcas, mas seu objetivo era de que a capital escolhida fosse apenas passageira.

O Império de Trebisonda conseguiu se sustentar muito bem durante algum tempo. No decorrer do século XIII, o novo reino conseguiu dominar a península da Criméia. Mas logo vieram ataques poderosos que pressionaram o Império de Trebisonda, dos quais os turcos foram os mais ofensivos. Em 1214, os Turcos seljúcidas imprimiram sua força e fizeram com que Trebisonda se tornasse um império vassalo do sultanato de Rüm.

A nova realidade imposta pelo sultanato de Rüm foi decisiva para alterar o futuro do Império de Trebisonda. Para o restante de sua história, o reino permaneceu isolado em relação a outros estados gregos e a área de abrangência se reduziu apenas à costa sudeste do Mar Negro.

Um novo alento ocorreu quando houve um momento de prosperidade econômica para o Império de Trebisonda. Isso aconteceu porque os persas foram conquistados pelos mongóis e Trebisonda se tornou ponto de passagem obrigatório para o grande comércio de seda que se desenvolveu. O período de maior prosperidade aconteceu no reinado de Aleixo II. Mas, assim como o crescimento do Império Mongol foi favorável à prosperidade de Trebisonda, o declínio dos mongóis também trouxe consequências negativas. O Império Mongol entrou em decadência, Trebisonda perdeu progressivamente a prosperidade econômica e todo aquele afastamento causado pelo sultanato de Rüm levou à fragilidade de Trebisonda. O império que surgiu em 1204 permaneceu vivo por vários anos, mas em 1461 conheceu o seu fim ao ser conquistado pelos Turcos Otomanos.

Fontes:
KARPOV, Sergei. L’impero di Trebisonda, Venezia, Genova e Roma, 1204-1461. Roma, 1986.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Império_de_Trebizonda