31.5.11

Visão do Mundo - conhecimento

Em sua interação com a natureza, o homem acumula diversos conhecimentos, ocorrendo desde a antiguidade, até os dias de hoje.

O Conhecimento faz do ser humano um ser diverso dos demais, na medida que lhe possibilita fugir da submissão à natureza. A ação dos animais é biologicamente determinada. A casa do João-de-barro ou a organização de uma colméia leva em conta apenas a sobrevivência da espécie.

O homem atua na natureza não somente em relação as necessidades de sobrevivência, mas se dá principalmente pela incorporação de experiências e conhecimentos produzidos e transmitidos de geração a geração, através da cultura, isso permite que a nova geração não volte ao ponto de partida da que precedeu. Ao atuar o homem imprime sua marca na natureza, torna-se humanizada. E a medida que a domina e transforma, também amplia ou desenvolve sua próprias necessidades. Um dos melhores exemplos desta atuação são as cidades.

O Conhecimento só é perceptível através da existência de três elementos: o sujeito cognoscente (que conhece), o objeto (conhecido) e a imagem. O sujeito é quem irá deter o conhecimento, o objeto é aquilo que será conhecido e a imagem é a interpretação do objeto pelo sujeito. Neste momento, o sujeito apropria-se, de certo modo do objeto.

Mas a realidade não se deixa revelar facilmente. Ela é constituída de numerosos níveis e estruturas, de um mesmo objeto podemos obter conhecimento da realidade em diversos níveis destintos.

A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento:

Conhecimento Empírico

Popular ou vulgar, é o modo comum, corrente e espontâneo de se conhecer. É adquirido sem haver procurado, sem reflexão ou aplicações de método. As informações são assimiladas por tradição, experiências causais e ingênuas. O homem apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo.


Conhecimento Científico
O conhecimento científico vai além do empírico, pois, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com causas e leis. Ocorre de forma lenta, sendo um processo contínuo de construção, com um complexo de pesquisa, análise e síntese. “É uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”. Este conhecimento é privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências.

Conhecimento Filosófico
É o conhecimento que baseia-se no filosofar, é a tentativa de decifrar certa interrogação. Exige um método experimental (cientifico).
O objeto de análise da filosofia são idéias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta( por instrumentos), como a que é exigida pelo conhecimento científico.

Conhecimento Teológico
Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade.
A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os textos Bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis.
A fé não é cega baseia-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes dá sustentação. O conhecimento pode ter função de libertação ou de opressão. O conhecimento pode ser libertador não só de indivíduos como de grupos humanos. Nos dias atuais, a detenção do conhecimento é um tipo de poder disputado entre as nações.

Contudo o conhecimento pode ser usado como mecanismo de opressão. Quantas pessoas e nações se utilizam do conhecimento que detêm para oprimir?

O questionamento sempre foi a alavanca crucial do conhecimento, sendo que para mudar alguma coisa é imprescindível desfazê-la em parte ou, com parâmetros, desfazê-la totalmente. A lógica do questionar leva a uma coerência de que é preciso desfazer para inovar. Como exemplo a informática, onde cada computador novo será substituído futuramente por outro melhor, acabando então, no lixo . E é neste foco que se nos apegarmos á instagnação , também iremos para o lixo. Podemos então afirmar a reconstrução provisória dentro do ponto de vista desconstrutivo, pois tudo que existe hoje será objeto de questionamento, e quem sabe mudanças. O questionamento é assim passível de ser questionado, quando cria um ambiente desfavorável ao homem e à natureza.

De forma geral podemos dizer que o conhecimento é o distintivo principal do ser humano, é virtude e método central de análise e intervenção da realidade. Também é ideologia com base científica a serviço da elite e/ ou da corporação dos cientistas, quando isenta de valores. E finalmente pode ser a perversidade do ser humano, quando é feito e usado para fins de destruição.

Visão do grupo

A arte do saber; a possibilidade; o crer ou não em algo. É a vaidade do se humano do desejo da retenção da verdade absoluta. Mas essa não pode ser representada; uma vez que essa esta relacionada a forma de cada pessoa ver o mundo, suas vivências e suas crenças. Assim para cada pessoa individualmente existe uma verdade o que não implica que essa seja verdadeira.

Todos os dias descobrimos aprendemos e tentamos entender a verdade, mas o conhecido sempre implicara em um novos desconhecidos, em uma nova duvida, ou seja, numa nova verdade. Por isso concluímos que conhecer algo deve-se a maneira que as pessoas interagem, observam e interpretam de acordo com seus preceitos e princípios adquiridos justamente (figura 3)link através de conhecer, ou seja, viver no seu atual presente. Cada um pode ter conhecimento, no entanto acreditamos que essa palavra pode ser dividida em conhecimento próprio, algo amplo adquirido através da vivência de cada pessoa o que possibilita a essa criações e reflexões, e no conhecimento universal algo que é delimitado, sistemático, hierarquizado e que advém do ato de pensar, criar, refletir e apenas reproduzir.
A ambigüidade das idéias mostrada no texto só comprova a variabilidade do que é conhecer .

Bibliografia:
Metodologia Científica, Cervo & Bervian.
O Método Científico, Galliano, Guilherme A.
Metodologia Científica, Lakatos, Eva Maria & Andrade, Marina.
Metodologia Científica, Ruiz, João Alvaro.
Fazer Universidade, uma proposta metodológica, Luckesi, Cipriano & Barreto, Eloi & Cosma, José.
Conhecimento Moderno, Demo, Pedro.

Fonte: http://www.colband.com.br/ativ/nete/cida/ambiente_cidadao_04/fisica/2h3/