16.8.11

16 de agosto de 1960 - O Chipre proclama a sua independência

Apesar da proclamação da independência do Chipre, as tensões entre cipriotas da língua grega e da língua turca persistiramDepois de 82 anos de governo britânico, a independência chegou ao Chipre. Em sua tumultuada história, o país já esteve sob o domínio dos fenícios, gregos, assírios, macedônios, persas, romanos, bizantinos, sarracenos, cruzados, italianos e turcos. A data marca a primeira vez que o domínio da ilha ficou sob a responsabilidade do seu próprio povo.

Em cerimônia realizada na Câmara dos Deputados da cidade de Nicósia, capital do Chipre, o governador britânico Sir Hugh Foot proclamou oficialmente a independência da ilha. Milhares de cipriotas de origem grega e turca acompanharam a cerimônia na qual o arcebispo Makarios e o Dr. Fazil Kuchuk assumiram a Presidência e a Vice-Presidência da República do novo país. À meia-noite, 21 tiros de canhão consolidaram o final da solenidade. Após firmar os tratados de Londres e os documentos que estabelecem o novo Estado, Sir Hugh Foot ofereceu uma recepção ao corpo diplomático no Palácio do Governador e se dirigiu ao Palácio Presidencial do arcebispo Makarios.

Apesar da conquista do governo autônomo para seu país, a parcela grega da população cipriota mostrou-se insatisfeita já que, em virtude dos acordos de Zurique e Londres, seu antigo desejo de unirem Chipre à Grécia tornou-se ainda mais remoto.

O dia 16 de agosto foi a terceira tentativa de se fixar uma data, no ano de 1960, para proclamação da independência do Chipre e foi o resultado final de 4 anos de sangrentas batalhas entre os britânicos e o agrupamento clandestino greco-cipriota Eoka, e 18 meses de árduas negociações.

Uma ilha estratégica
Situado no Mar Egeu, ao sul da Turquia, Chipre é a maior ilha do Mediterrâneo Oriental. Ponto de encontro entre a Europa, a Ásia e a África, o país sempre foi uma importante região estratégica, o que explica as sucessivas ocupações por outros povos. Após ser dominado pela República de Veneza em 1489, e invadida pelos turcos otomanos, em 1570, o Chipre passou à administração britânica em 12 de julho de 1878, conforme determinado pelo Congresso de Berlim. Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, se torna oficialmente colônia britânica. Em 1974, após um golpe militar no país, apoiado pela Grécia, a Turquia invade o norte da ilha e divide o país, criando a República Turca de Chipre do Norte, um estado somente reconhecido pela Turquia e pela Organização da Conferência Islâmica. Atualmente, a República do Chipre faz parte da União Européia e tem no turismo e na agricultura as bases da sua economia.
Fonte: JBlog