16.8.11

Guerra Hispano Americana


Guerra Hispano Americana

Hispano-americana, Guerra, conflito bélico ocorrido entre a Espanha e os Estados Unidos em 1898, culminando com a libertação de Cuba, Porto Rico e Filipinas do domínio espanhol.

As origens do conflito situam-se na luta pela independência cubana e nos interesses econômicos que os Estados Unidos tinham na ilha.

A guerra pela independência de Cuba começou em 1895, porque a Espanha não realizou as reformas prometidas ao povo cubano, na Paz de Zanjón, que pôs fim a Guerra dos Dez Anos, a primeira das denominadas guerras de Cuba.

Por outro lado, as ambições econômicas e imperialistas dos Estados Unidos, com o objetivo de controlar a rota comercial do mar do Caribe, assim como a produção açucareira da ilha, contribuíam para incentivar o fim da presença espanhola em Cuba, o que facilitaria o controle da ilha e reafirmaria a Doutrina Monroe de resistir a qualquer presença européia na América.

Depois do combate de Santiago de Cuba (1º de julho) e do afundamento da esquadra espanhola (3 de julho), o governo espanhol solicitou o armistício aos Estados Unidos, em 18 de julho, e capitulou no mês de agosto.

Esta guerra significou a afirmação dos Estados Unidos como potência mundial.

Para a Espanha, o desastre de 1898 representou a perda definitiva dos últimos vestígios do antigo império colonial.

Fonte: Slim Site (Créditos da Imagem: http://www.portogente.com.br/arquivos/id_19363_r2.jpg)