22.8.11

Heliópolis (Egito)


Heliópolis (Egito)

Heliopolis, que em grego significa cidade do sol foi a cidade do antigo Egito destinada ao culto do deus Sol, chamado Ra pelos egípcios.

Localizada a cerca de dez quilômetros a nordeste da cidade do Cairo e oito quilômetros a leste do rio Nilo, Heliopolis nasceu como centro do deus do pôr-do-sol, Tem, sendo depois transformada em Per-Ra (cidade de Ra), como era conhecida na literatura egípcia.

A história desta cidade, que também foi chamada On, Beth-Shemesh e Aven na Bíblia, mostra que ela já existia em meados do ano 2900 a.C..

Sua saga foi dividida em três impérios sendo que o Velho ia de 2686 a 2180 a.C., o Médio império ia de 2133 a 1786 a.C. e o Novo, que durou de 1570 a 1085 a.C.

Foi neste último reinado que Heliopolis atingiu o seu apogeu, pois o deus Ra, que passou a se chamar Amon-Ra, foi considerado o chefe dos deuses egípcios.

A cidade de Heliopolis foi economicamente beneficiada por causa de sua avantajada localização, que ficava bem no meio de uma das rotas de comércio que iam da Ásia até a Europa.

Além disso, Heliopolis também ficava próxima a uma grande pedreira de quartzo, que foi muito explorada durante os anos do Novo império.

Durante a 13ª dinastia egípcia, que funcionava sob o comando do faraó Ramsés II, a cidade viveu o ponto mais alto de sua crença religiosa quando o templo de Heliopolis recebia milhares de pregadores.

Este templo servia como biblioteca para guardar os escritos dos pregadores religiosos, conhecidos e renomados por saberem ler e escrever.

Heliopolis teve seu declínio marcado pela fundação da cidade de Alexandria, no ano de 332 a.C., quando perdeu completamente sua importância religiosa e política dentro do império.

Mais tarde, quando Roma ocupou o Egito, vários edifícios foram destruídos para dar lugar a novas construções e o material deles foi usado em outras cidades.

As obras de arte e obeliscos foram removidos para outros lugares e, hoje, as ruínas do que restou de Heliopolis estão misturadas com as casas do subúrbio da cidade do Cairo.


Fonte: SlimSite