2.9.11

Benjamin Constant

Político e militar fluminense (18/10/1833-22/1/1891). Um dos fundadores da República, é autor da divisa Ordem e Progresso da bandeira brasileira. É também um dos divulgadores do positivismo no Brasil. Benjamin Constant Botelho de Magalhães nasce em Niterói e em 1852 entra para o Exército. Estuda engenharia na Escola Central e astronomia no Observatório do Rio de Janeiro, na mesma época em que ensina matemática no Imperial Colégio Pedro II.

Em 1887 funda o Clube Militar, importante centro de propaganda republicana do qual se torna presidente. Em 9 de novembro de 1889 preside a sessão na qual os membros do Clube Militar decidem pela queda da monarquia.

 Benjamin Constant Após a proclamação da República assume a pasta da Guerra no governo provisório e, em 1890, é aclamado general-de-brigada em comício público.

Nesse mesmo ano passa a chefiar o Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos. Elabora reforma no ensino baseada nos princípios do positivismo, corrente filosófica que considerava a educação prática anuladora das tensões sociais. Morre no Rio de Janeiro.


Fonte:

http://www.algosobre.com.br/biografias/benjamin-constant.html