10.11.11

República Eslovaca

Eslovaquia — Slovakia — Slovaquie — Slovakei — Slovensky Stat — Slovenskeno — Eslovensko — Slovenská Republika
Capital: Bratislava.
Moeda (numismática): Coroa eslovaca (Slovak koruna). Koruna (Sk) / Haleru. Código internacional: SKK. A palavra "Koruna" em tcheco significa "coroa", a qual deriva do latim "Corona". O sistema monetário é utilizado na República Tcheca e na Eslováquia.
Religião: Cristianismo 72,3% (católicos 60,3%, protestantes 7,9%, Igreja Católica Grega 3,4%, Igreja Ortodoxa 0,7%), sem filiação e ateísmo 9,7%, outras 18% (1995).
Localização: centro da Europa.
Características: relevo montanhoso dominado pela cadeia dos Altos Tatras (N) e dos Baixos Tatras (centro, L); rios de montanha; terras baixas e planície do rio Danúbio (SE a SO); planícies férteis ao longo dos rios Danúbio e Uh (L).
Cidades principais: Detva, Kosice, Presov, Nitra, Zilina, Banská Bystrica.
Patrimônios da humanidade: Casas Eslavas de Vlkolinec; Cidade Histórica de Banská Stiavnica; Castelo e Monumentos de Spissky Hrad; Cavernas de Aggtelek.
Divisão administrativa: 8 regiões e 79 distritos.

A maior parte do território é coberta por florestas e dominada pelos montes Cárpatos. A agricultura concentra-se nas planícies do sudoeste.

Separada da Áustria pelo rio Danúbio, que banha Bratislava, sua histórica capital, a República da Eslováquia surge de uma dissolução pacífica e consensual da República Tcheca.

Criada em 1º de janeiro de 1993, ocupa a porção oriental e menos desenvolvida da antiga Tchecoslováquia. Desde então, busca uma identidade nacional. É a primeira vez, em 13 séculos, que o povo eslovaco experimenta a soberania.

História

Os eslovacos chegam à região no século VII, deslocando antigos habitantes celtas. No século IX, a Eslováquia passa a fazer parte do Império da Grande Morávia, que incluía partes da Polônia, da Hungria e da República Tcheca.

Com o fim do Império Morávio, no século X, os eslovacos são subjugados pelos húngaros. Em 1536 tornam-se súditos da dinastia austríaca dos Habsburgo, que ascende ao trono da Hungria. No século XIX é incorporada ao Império Austro-Húngaro.

Aliança com o nazismo

Com o fim da I Guerra Mundial, a Eslováquia separa-se da Hungria e junta-se à Boêmia e à Morávia (regiões tchecas) para formar a Tchecoslováquia, cuja Constituição, no entanto, não lhe garante autonomia de Estado federativo.

Esse é o pretexto para que nacionalistas eslovacos apóiem o plano de Hitler para retalhar o país.

Em outubro de 1938, pelo Acordo de Munique, a Alemanha anexa as áreas da Tchecoslováquia habitadas por população germânica (os sudetos). Nacionalistas eslovacos proclamam um governo autônomo com sede em Bratislava.

Em março de 1939, a Alemanha ocupa também as regiões habitadas por tchecos. A Eslováquia forma um país separado, sob tutela alemã e governo pró-nazista, chefiado pelo bispo católico Josef Tiso.

Comunismo

Em 1945, com a derrota nazista na II Guerra Mundial, tropas soviéticas ocupam o país e liquidam o regime de Tiso. Eslovacos e tchecos recriam a Tchecoslováquia em bases de igualdade entre os dois povos.

Com a tomada do poder pelos comunistas, em 1948, a Eslováquia é submetida novamente a um Estado centralizado sob hegemonia tcheca.

O período comunista abafa reivindicações de autonomia, que voltam à tona com as reformas liberalizantes do dirigente Alexander Dubcek, um eslovaco, em 1967 e 1968, num movimento político conhecido por Primavera de Praga.

A invasão soviética de agosto de 1968 põe fim à experiência tchecoslovaca de socialismo e democracia.

Revolução de Veludo

Com o enfraquecimento da URSS, tchecos e eslovacos derrubam pacificamente o regime autoritário em novembro de 1989 e estabelecem um Estado democrático de direito, período chamado de Revolução de Veludo.

Em 1990, os principais líderes da Eslováquia buscam maior autonomia e recebem apoio popular.

Diante de um processo irreversível, em setembro de 1992 são acertados os termos da dissolução da Tchecoslováquia, que ocorre sem traumas em janeiro de 1993.

O período que se segue é marcado pela rivalidade entre o presidente Michal Kovác e o primeiro-ministro Vladimir Méciar, com forte oposição popular às reformas econômicas pró-capitalismo.

Em setembro de 1994, o Parlamento eslovaco toma a decisão de cancelar a privatização de mais de 40 empresas...

Selos da Tchecoslováquia foram utilizados na Eslováquia entre 1939 a 1945.

1939 - Scott: 2. SG: 2. Valor facial: 5 haleru (azul). Remarcado em um selo da Tchecoslováquia. Os selos tchecos em curso foram então sobretaxados SLOVENSKI STAT 1939.

Selos são emitidos pela República da Eslováquia desde 1993.

O primeiro selo tem valor facial de 8 Koruna (Scott: 151, SG: 146) e foi emitido em 01/01/1993. Já o de 3 Koruna (Scott: 150, SG: 145) foi emitido no dia seguinte, em 02/01/1993. Ambos foram desenhados por Martin Cinovsky.

GIRAFAS

Eslovacos 86%, húngaros 11%, ciganos 2%, outros 1% (1996), compõem a população de nacionalidade eslovaca.

A língua ou idioma oficial é o eslovaco, também são falados húngaro, tcheco e línguas regionais...

? (eslovaco) — zsiráf (húngaro) — Žirafa (tcheco)

2000

01/06/2000: Selo postal com desenho infantil: UNICEF (United Nations Children's Fund). Desenho de: detska autorka Alexandra Banikova: Zvieratka z duhy. Impresso em Praga, Postal Stationery Printing House. Número: 210. Valor facial: 5,50 Coroa eslovaca (Sk). Scott: 356.

O Comitê Eslovaco para a UNICEF opera desde 1993 e é um dos 37 Comitês Nacionais para a UNICEF, os quais estabeleceram-se em países desenvolvidos. A emissão de selos postais é baseada em trabalhos de arte feitos por crianças, que foram selecionadas através de competição de desenhos propostos para selos. Esta competição é acompanhada por uma exibição anual organizada pelo Clube Filatélico da Cidade de Detva.


Revolução de Veludo, novembro de 1989
"A Revolução de Veludo foi o verdadeiro fim da Segunda Guerra Mundial.
Durante uma semana a praça Wenceslas, em Praga, ficava lotada com 500 mil pessoas."

Fonte: www.sergiosakall.com.br