27.3.12

Vídeo da Nasa mostra a história da Lua em 3 minutos

Carolina Vilaverde
Vídeo da NASA mostra história da Lua em 3 minutos
Se você sempre quis saber de onde vieram os buracos da Lua, essa é a sua oportunidade: a NASA divulgou um vídeo que conta toda a história do satélite. A animação “Evolution of the Moon” (Evolução da Lua, em português) mostra os 4,5 bilhões de anos da Lua, desde que ela se formou até chegar ao que a gente vê hoje – tudo em apenas 2 minutos e 42 segundos.

No início, a Lua era basicamente uma bola gigante de magma, formada pelo que sobrou de uma colisão entre a Terra e um corpo de tamanho próximo ao de Marte. Depois disso, o satélite passou por um processo de esfriamento e sofreu diversas batidas que acabaram por moldar sua superfície. “Enquanto a Lua parece hoje ser um mundo imutável, sua aparência é resultado de bilhões de anos de atividade violenta“, afirma a NASA.

A agência espacial fez o vídeo para comemorar os 1000 dias que a sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (Orbitador de Reconhecimento Lunar – LRO) completa na próxima segunda-feira (19). A LRO orbita a Lua desde do dia 23 de junho de 2009. Em fevereiro, a NASA já havia divulgado um vídeo que mostra imagens do lado oculto da Lua (aquele que a gent enão consegue ver).

Confira o vídeo:



Fonte:Superinteressante