11.4.12

Trajano

Por Antonio Gasparetto Junior

Trajano foi imperador de Roma entre os anos 98 e 117.



Nascido no dia 18 de setembro de 53, Marco Úlpio Nerva Trajano era proveniente da Hispânia. Filho de uma família nobre, recebeu formação militar e conquistou muito prestígio ao comandar algumas importantes campanhas. Aos 38 anos de idade foi nomeado cônsul romano e adotado pelo imperador Nerva como seu sucessor.

Trajano, homem de prestígio, recebeu muito apoio quando Nerva faleceu. O novo imperador era muito eficaz como administrador, o que era reconhecido pelo senado que o apoiou da forma necessária para permitir que reorganizasse o império. Foi o responsável por recuperar a agricultura e o comércio e, mesmo reduzindo a carga tributária, foi capaz de promover importantes obras.

Trajano destacou-se internamente como grande imperador, mas também foi notável para a expansão romana. Liderou muitas conquistas militares e territoriais que levaram Roma à sua máxima extensão. Seu desejo era de conquistar terras ainda mais distantes, todavia problemas de logística e de enfermidade não permitiram as investidas. No começo do século II, o exército de Trajano derrotou os dácios e, apesar disso, o imperador romano manteve o líder daquele povo no poder, agora com o cargo de procurador da Dácia. Trajano ainda tentou manter uma relação cordial, mas o líder dos dácios preferiu iniciar uma nova guerra contra os romanos, erro que foi fatal. Trajano não teve piedade da segunda vez, derrotou os dácios e mandou decapitar o governante dos dácios. Já em 113, foi a vez da vitória contra os partos.

O governo de Trajano concedeu ao Senado certa liberdade. Todas as reformas promovidas pelo imperador permitiram o progresso romano em questões administrativas, judiciais, econômicas, educacionais e estruturais. As riquezas que obteve com a expansão financiaram as melhorias de Roma, conquistando o respaldo da população.

Trajano foi o primeiro imperador romano que não era de Roma, era da Hispânia. Ainda assim, é considerado por muitos como o melhor imperador romano de todos os tempos. Deixou como legado uma Roma restaurada arquitetonicamente e reformada em vários aspectos. Era, sem dúvida, um grande chefe militar, o qual proporcionou ao império sua maior expansão territorial. Ao final de sua vida, adotou seu sobrinho Adriano, que se tornou seu sucessor. O fim de seu governo foi muito atrelado a guerras, e foi justamente retornando de uma batalha perto do Mar Negro que Trajano faleceu, provavelmente de ataque cardíaco, no dia 8 de agosto de 117.

Fontes:
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/Trajanus.html
http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_artigo_894/artigo_sobre_imperador_trajano