23.5.12

Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794)



Antoine Laurent Lavoisier é considerado o pai da química. Ele nasceu em 26 de agosto de 1743 em Paris. Era filho de uma família nobre e teve uma ótima educação. Estudou nas melhores escolas francesas.

Quatro anos depois de concluir seus estudos, ele ingressou em 1768 na Académie des Sciences, onde havia sido premiado em 1765 com uma medalha de ouro por seu relatório sobre o melhor sistema de iluminação para Paris.

Também em 1768 se associou a ferme Genérale, primeiro organismo de arrecadação de impostos. A cobrança de impostos era um sistema opressivo e corrupto. Essa ligação de Lavoisier com a Ferme era mal vista pela população. Mais tarde isso lhe custou a vida.

Lavoisier se dedicou ao mesmo tempo à política e à ciência.

Ele comprovou que as variações de pesos sofridas pelos corpos quando queimados são provocadas por um gás parecido com o ar atmosférico que batizou com o nome de oxigênio. Descobriu a composição do ar e demonstrou que ele era formado por dois gases: oxigênio e nitrogênio. Criou a lei da conservação da massa nas reações e identificou a noção de elemento como aquela substância que não pode ser decomposta pela ação de processos químicos. Fez as primeiras medições calorimétricas e junto com Pierre-Simon Laplace inventou um calorímetro de gelo e provou que a respiração animal era uma forma de combustão interna dos tecidos sob a ação do oxigênio.

No Traité elementaire de chime (Tratado Elementar de Química) em1789, acabou com as teorias flogísticas da combustão metálica. Publicou Méthode de nomenclature chimique com os franceses Louis Bernard Guyton de Morveau, Antoine de Fourcroy e Claude Louis Berthollet propondo uma nova nomenclatura química sistemática e racional para a ciência.

Por causa de sua ligação com a Ferme Générale, Lavoisier foi preso e acusado de desvio de dinheiro público. Julgado culpado foi conduzido a guilhotina e executado em 8 de maio de 1794.

"Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma"

Fonte:
http://br.geocities.com/geniosdaciencia/paginalavoisier.html