24.5.12

Barco Higgins (LCVP)


Por Emerson Santiago

Conhecido como “Barco Higgins” e batizado oficialmente de LCVP (Landing Craft Vehicle Personnel ou lancha de desembarque de veículos e pessoal em português), esta pequena lancha criada pelo empresário americano Andrew Jackson Higgins se tornou conhecida pelo seu uso na Segunda Guerra Mundial. Foi justamente em um dos episódios mais importantes do conflito que o Higgins LCVP serviu como o veículo de transporte que permitiria o desembarque de tropas aliadas na Normandia, o famoso “Dia D“. O barco Higgins foi importante também nas operações no Pacífico, em Guadalcanal, Iwo Jima e Okinawa.



Projetado de acordo comos planos do antigo navio de desembarque chamado LCPL, o Higgins era blindado, equipado com duas metralhadoras posicionadas em suportes de anéis na popa. A vantagem no seu uso era o de levar uma seção inteira composta por 36 homens com seu equipamento, além de quatro tripulantes, ou então um jipe ​​e 12 homens, desembarcar sua carga rapidamente, e em seguida, manobrar sobre fortes correntes, mudando sua trajetória rapidamente, retornar e pegar mais tropas e equipamentos em navios ancorados em alto mar. Este último ponto foi um elemento essencial na guerra, pois era difícil aos navios aliados desembarcarem num litoral aberto, com praias, como o da Normandia.

Seu desenho consistia em uma proa em formato de um pronunciado “V”, seguido de uma quilha central, côncava que na popa se convertia em duas seções planas divididas por um túnel que visava abrigar a hélice e eixo. O fluxo de água produzido a partir do arco proporcionava uma redução da fricção sofrida pelo casco, com grandes benefícios para a velocidade e maior capacidade de manobra, permitindo uma velocidade média de doze nós (um nó é equivalente a 1,852 km/h).

O Higgins LCVP teve várias funções durante a sua participação na Segunda Guerra: serviu de ambulância, balsa, transporte de tropas, veículo de praia, e como salva-vidas. Havia poucas operações anfíbias nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial em que LCVPs não assumiram um papel importante. A tripulação era composta de um timoneiro, um engenheiro, e dois auxiliares.

Cerca de 23.358 LCVPs foram construídos entre 1942 e 1945 pela Higgins Industries. Além destes, outros fabricantes obtiveram licenciamento para produzi-lo, especialmente no Reino Unido. Sob uma aparência a priori, extremamente rudimentar, o LCVP revela-se um equipamento de grande complexidade em termos de concepção e produção, o que lhe confere a sua robustez lendária reconhecida historicamente, por ter passado pelas provas mais difíceis da mais violenta guerra até hoje experimentada pelo ser humano.

Bibliografia:
Concept & évolution (em francês). Disponível em <http://www.challengelcvp.com/spip.php?article2>. Acesso em: 07 abr. 2012.

LCVP (em inglês). Disponível em <http://www.insidelst.com/LCVP.htm>. Acesso em: 07 abr. 2012.

Landing Craft Vehicle & Personnel (LCVP) Higgins (em inglês).. Disponível em <http://www.dday-overlord.com/eng/landing_craft_vehicle_personnel.htm>. Acesso em: 07 abr. 2012

CABRAL, Danilo Cezar. LCVP, uma lancha de respeito. Disponível em <http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/lcvp-lancha-respeito-435851.shtml>. Acesso em: 07 abr. 2012

Foto: http://notanothernewenglandsportsblog.blogspot.com.br/2011/06/d-day-higgins-boat-big-easy.html




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