18.6.12

1958 - Tragédia na política catarinense




"Nunca o ato de decretar luto nacional terá correspondido mais ao sentimento íntimo de um presidente da República do que neste momento. Sinceramente consternado é que deploro as numerosas vidas perdidas e me volto para as três figuras ilustres desaparecidas neste desastre". Juscelino Kubitschek


O Senador Nereu Ramos, 70 anos, o Governador Jorge Lacerda, 43 anos, e o Deputado Federal Leoberto Leal, 45 anos, todos de Santa Catarina, estavam entre os mortos do desastre com um Convair, da companhia aérea Cruzeiro do Sul, ocorrido a poucos quilômetros do Aeroporto Afonso Pena, na capital paranaense. Vinte e oito passageiros viajavam à bordo do avião que saiu de Florianópolis com destino ao Rio de Janeiro, e caiu numa região de difícil acesso na Grande Curitiba após colidir com um pinheiro no início da noite. Segundo sobreviventes, um forte temporal caia na hora do acidente.

A tragédia causou comoção nacional. As circunstâncias em que se deu a interrupção da mais célebre carreira política de Santa Catarina e das outras duas jovens e promissoras trajetórias da vida pública catarinense foi um duro golpe para história do estado.

Nereu Ramos foi substituído por Francisco Galoti. E o Vice-Governador Heriberto Hülse assumiu o Governo de Santa Catarina.

A trajetória pública de Nereu Ramos

Juscelino Kubitschek chorou à beira do túmulo de Nereu Ramos. Não somente ele. Muitos outros que, ao longo de meio século de vida pública, encontraram-se e conviveram com o político de Santa Catarina em todos os postos que ele ocupou, desde deputado da Assembléia Legislativa de seu estado até Presidente da República (1955-1956). Mas para Juscelino a lembrança do homem que o Brasil perdia era bem nítida. De uma nitidez capaz de arrancar lágrimas: foi de suas mãos que ele recebeu o governo do país.



Fonte: Jblog